Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março

José Renato Galvão é bibliotecário por formação e aguarda abertura de concurso público para exercer de fato e direito sua profissão (Arquivo Pessoal)

Profissional formado em biblioteconomia, o bibliotecário tem seu dia comemorado em 12 de março em todo o Brasil. Esse profissional faz o gerenciamento das bibliotecas, o que compreende uma série de tarefas como a catalogação e indexação de obras e volumes e mais recentemente a manutenção de sistemas informáticos.

O dia 12 de março refere-se ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882-1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil, que trabalhou por anos da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, assumindo a direção e trabalhando até mesmo depois de aposentado. Bastos Tigre, além de bibliotecário, também foi escritor e poeta, entre outros, além de publicitário, tendo criado um slogan icônico: “se é Bayer, é bom”.

Em Itu, um dos poucos profissionais dessa área é José Renato Galvão, 48 anos, que embora seja bibliotecário por formação, atua no Museu Republicano, na biblioteca da Casa do Barão, como técnico de documentação e informação, já que ainda não foi aberto concurso para sua profissão.

“Comecei trabalhando no Museu, na biblioteca, como técnico e fui gostando a ponto de cursar a faculdade e me formar bibliotecário”, conta. Ele diz ainda que “hoje o principal local de trabalho para o profissional da área é em cargos públicos. Antigamente, quando empresas tinham bibliotecas o campo era mais vasto. Atualmente é muito difícil as empresas terem bibliotecas ou departamento de guarda de documentos que necessitem do nosso trabalho”.

Outro meio de trabalho para esses profissionais são as escolas, principalmente as particulares, e universidades. “São locais onde o MEC exige mais a presença dos bibliotecários, e assim temos campo de trabalho”, destaca Renato, que diz ainda que é uma profissão na qual a pessoa acaba trabalhando mesmo por vocação e paixão, pois “não é uma das melhores remuneradas. Basta ver em editais de concursos públicos”.

Antiguidade e futuro – A profissão surgiu com as primeiras bibliotecas na Antiguidade, como a de Alexandria, no Egito e a de Pérgamo, na Turquia. A partir de Gutenberg, criador da prensa no século 15, houve um aumento na produção de livros e a profissão prosperou.

Hoje, com a tecnologia, a internet, e a expansão dos e-books, o bibliotecário não perdeu sua importância. Novas possibilidades de trabalho e campos de atuação estão surgindo, sendo que a premissa segue sendo a mesma: organizar, tratar e disseminar a informação.

Se antes os livros eram catalogados por fichas, hoje o trabalho é feito no computador. A essência é a mesma, mas os instrumentos são novos. Mesmo as BD – Bibliotecas Digitais, precisam do trabalho de um bibliotecário.