Dia dos Namorados: data é boa para vendas

Plaza Shopping terá música ao vivo no domingo e na segunda-feira na Praça de Alimentação (Foto: Arquivo)

O Dia dos Namorados, que será celebrado na segunda-feira (12), é uma das épocas mais aguardadas pelo comércio de modo geral, e em Itu não é diferente. Os lojistas estão otimistas com as vendas nesta data, que só perde em faturamento para o Natal e Dia das Mães, de acordo com o Sebrae.

A expectativa da Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII) é um crescimento nas vendas de 8% em relação a 2022. “Estamos otimistas, pois registramos um aumento nas consultas da Boa Vista SCPC no mês de maio e esperamos que em junho isso também ocorra”, afirma o presidente da entidade, Dario Mazzi Junior.

Para ele, o fato de a celebração “cair” numa segunda-feira neste ano não atrapalhará nas vendas. “Acreditamos que o fato de data cair numa segunda-feira não irá atrapalhar as vendas. Inclusive, muitos restaurantes e hotéis estarão promovendo evento em comemoração ao Dia dos Namorados durante o fim de semana”, relata Mazzi. Segundo o presidente da ACII, os principais itens vendidos nesta data são roupas e calçados, perfumes, eletrônicos, flores e chocolates e também passeios e jantares românticos.

De acordo com uma pesquisa da Ecglobal, 66% das pessoas pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 300 para marcar a data com algo especial. Segundo a pesquisa, 45% dos casais trocam presentes especiais para demonstrar seu amor e apreciação mútuos.

Os itens mais populares são perfumes, escolhidos por 35% dos casais, seguidos por roupas, com preferência de 31%. O chocolate também é uma escolha atrativa, com 26% dos casais optando por essa surpresa. Para um momento especial, um jantar romântico é a opção selecionada por 22% dos casais.

Joias ou acessórios, como forma de expressar carinho, são escolhidos por 12% dos casais, enquanto dinheiro ou vale-presente são preferidos por 11% deles. Sapatos são uma opção escolhida por 10% dos casais, assim como algum aparelho tecnológico. Em relação ao local de compra, 35% decidiram optar por lojas físicas e 45% por lojas online.

Outra escolha popular é preparar um jantar romântico em casa, preferência entre 35% dos casais, criando um ambiente íntimo para desfrutar de momentos a sós. Reservar um jantar em um restaurante é uma opção igualmente comum, também selecionada por 35% dos casais.

Alguns casais preferem planejar uma escapada romântica, escolhida por 26%, para aproveitar o Dia dos Namorados em um ambiente diferente. Já 13% dos casais optam por realizar atividades ao ar livre, desfrutando de momentos únicos e energizantes. Entre aqueles que não farão nada na data, 63% afirmaram ser solteiros, enquanto outros 16% não costumam celebrar. A razão financeira foi citada por 10% das pessoas.

Promoção

No Plaza Shopping Itu a expectativa também é positiva. “O Dia dos Namorados é uma data que sempre gera muita expectativa para os lojistas, tanto pelas vendas como pela experiência gastronômica de jantar nos restaurantes do Plaza Shopping Itu. Neste ano, com novidades em lojas e eventos, seguimos esperando um grande público. De chocolates a tecnologia, esse movimento permeia todas as lojas do Plaza”, conta o gerente de Marketing do centro de compras, Edgar Silveira.

Este ano, o Plaza Shopping Itu lançou uma campanha especial em comemoração ao Dia das Mães, em conjunto com o Dia dos Namorados, com o objetivo de incentivar ainda mais as vendas. A promoção “O Amor Conecta” oferece aos clientes a chance de concorrer a seis prêmios, sendo 2 MacBooks, 2 Apple Watches e 2 Alexas 8ª geração.

Para garantir a trilha sonora do fim de semana, nos horários do jantar, das 19h às 21h, a Praça de Alimentação contará com apresentação ao vivo: a intérprete Gabrielle Rodrigues estará no domingo (11), com um repertório de “Flashback – anos 80 e 90” e na segunda (12), só “Românticas”.

Hambúrguer em formato de coração é um dos atrativos de rede de restaurantes com sede em Itu (Foto: Divulgação)

‘Nosso Natal’

Os restaurantes recorrem a criatividade para atrair público no Dia dos Namorados Orquestra, flores, mimos e até hambúrguer em formato de coração são alguns dos “truques” para atrair clientes. Conhecida por suas campanhas atrativas e inusitadas, a rede de restaurantes Let´s Eat inovou mais uma vez. Para este ano, a franquia, com sede em Itu, preparou hambúrgueres em formato de coração e decorou todas as suas lojas.

“Gostamos de oferecer experiências únicas aos nossos clientes. O hambúrguer de coração certamente irá proporcionar momentos surpreendentes aos casais que optarem por qualquer Burger do nosso menu, já que todos eles serão montados neste formato”, comenta o criador da franquia, Marcos Nunes. “Acreditamos que vamos dobrar o faturamento, o Dia dos namorados é o nosso Natal”, conclui.