Dia Maestro Elias Lobo é celebrado em Itu

Foto: Acervo do Museu Paulista da USP

O Museu da Música e Instituto Cultural de Itu em parceria com o Museu Republicano Convenção de Itu, a igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Academia Ituana de Letras e o Schola Cantorum de Itu celebram o Dia Maestro Elias Lobo, em memória do compositor ituano do século XIX. A programação conta com missa cantada, exposição e evento cultural.

Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) se projetou na cultura musical ao escrever a ópera A Noite de São João, apresentada no Rio de Janeiro em 1860. Tornou-se o primeiro compositor brasileiro a escrever uma ópera de caráter nacional. Em 2022 a ópera foi remontada em no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e continua sendo reapresentada em festivais de música brasileira.

Nascido em Itu, onde foi liderança cultural e participante da Convenção Republicana em 1873, após os quarenta anos, Elias Lobo viveu também em Itatiba, Campinas e São Paulo, onde foi responsável pelo ensino da música na Escola Normal Caetano de Campos e na Paróquia de Santa Cecília. A sua obra musical, em grande parte sacra, está preservada no Museu da Música – Itu e tem sido revelada a partir de apresentações do Coral Vozes de Itu.

Desde agosto de 2014 os restos mortais de Elias Lobo repousam no Cemitério Municipal de Itu. Na ocasião a Municipalidade criou o Dia Maestro Elias Lobo para ser celebrado anualmente na data de seu nascimento, 9 de agosto.

Neste sábado (05), às 18h, acontece a Missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com participação da Schola Cantorum de Itu entoando obras do compositor. Na quarta-feira (09), às 10h, no Museu Republicano Convenção de Itu, ocorre a abertura da mostra “Maestro Elias Álvares Lobo”. Na ocasião o seu piano estará em exposição junto a outros objetos conservados no acervo da instituição. A mostra estará aberta à visitação pública de terça a domingo das 10h às 17h. 

Finalizando, no próximo sábado (12), às 10h, ocorre a reunião da Academia Ituana de Letras com a comunicação “Versos musicados por Elias Lobo na Academia de Direito de São Paulo”, com a participação do tenor Paulo Zeppini. O evento acontece no Espaço Euclydes de Marins e Dias, na Rua Luiz Vaz de Camões, 167, Jardim Convenção.