Dia Mundial da Segurança no Trabalho: saiba mais sobre a data

Lair Francisco Guelfi responde por uma equipe de profissionais que trabalha na Loppiano (Moura Nápoli)

Em 28 de abril de 1969, uma explosão ocorrida em uma mina nos Estados Unidos, no estado da Virginia, resultou em 78 mineiros mortos. A Organização Internacional do Trabalho – OIT instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória de vítimas de acidentes e doenças relacionadas do trabalho. A data foi criada para conscientizar a sociedade sobre o alto índice de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho.  

A reportagem do Periscópio manteve contato com o engenheiro Lair Francisco Guelfi, 65 anos, proprietário da empresa Loppiano Segurança e Medicina do Trabalho, que falou sobre a data e da importância dos cuidados que as empresas e seus funcionários precisam tomar para estarem sempre bem.

“Hoje no Brasil nós temos as empresas bem conscientes. Nós temos uma legislação específica e rígida em relação a acidentes, também incluindo segurança e medicina de trabalho. Há uma fiscalização eficiente por parte do governo. Com isso tivemos uma boa redução em acidentes no Brasil”, atesta Lair.

Nas grandes empresas, devido ao número mais elevado de trabalhadores, existe a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – que tem o papel de prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho mas todas, independente do tamanho, precisam estar sempre alinhadas no bem-estar dos funcionários, mesmo porque isso é sinal de melhor produtividade e produção da própria empresa.

A Loppiano é uma das firmas especializadas em segurança e medicina do trabalho que existem em Itu. Lair diz que “nós atuamos em todos os segmentos na segurança e medicina do trabalho. Fazemos treinamentos que são obrigatórios pelas normas regulamentadoras, realizamos exames médicos e atestamos se os trabalhadores estão aptos para o desenvolvimento de suas funções específicas, entre outras coisas”.

No Brasil, a partir de 1978, com a implantação as normas regulamentadoras de segurança nas empresas, o número de acidentes de trabalho registrados diminuiu consideravelmente. “Hoje os funcionários de uma empresa precisam passar por um exame para ser admitido, depois exames periódicos para se saber se as condições de saúde continuam em ordem e, quando saem, passam por um exame demissional, para certificar se estão saindo nas mesmas condições como entraram, além de um exame de mudança de risco (quando o trabalhador muda de atividade na própria empresa) e o exame de retorno ao trabalho, quando o funcionário fica afastado mais de 30 dias, exceto férias (doença ou acidente, por exemplo)”, finalizou Lair.

Com tudo isso, o Brasil vem registrando índices baixos de acidentes de trabalho, o que é bom para as empresas e principalmente para os trabalhadores.