Dia Mundial do Rock: solta o som!

Integrantes da banda “Os Bentos”, que por anos agitou a cena musical de Itu (Foto: Daniel Nápoli)

Amanhã os amantes da boa música têm muito o que comemorar! O dia 13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock em comemoração a um dos maiores festivais de rock da história: o Live Aid. Esse festival aconteceu em 13 de julho de 1985 e foi organizado pelo músico e ativista Bob Geldof, com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia.

O Live Aid foi um evento global, transmitido ao vivo para diversos países, e contou com a participação de renomados artistas e bandas de rock da época, como Queen, U2, Dire Straits, David Bowie, Paul McCartney, entre outros. O festival teve duas sedes principais: o Estádio de Wembley, em Londres, e o John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia.

O sucesso e a importância desse evento na história da música e do rock em particular fizeram com que o dia 13 de julho se tornasse uma data emblemática para celebrar o gênero musical. Desde então, o Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente em diversos países ao redor do mundo, através de shows, eventos e homenagens aos ícones do rock.

Embora o Live Aid tenha sido o evento que impulsionou a escolha do dia 13 de julho, é importante ressaltar que o rock é um gênero musical com uma história rica e diversa, que engloba diferentes estilos e períodos. O Dia Mundial do Rock serve como uma oportunidade para celebrar essa música e sua influência cultural ao redor do globo.

Altair “Magrão”, Dirceu e Cezinha Sbrissa, integrantes da banda “Atrás do Céu” (Foto: Divulgação)

Surgimento

O gênero musical surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1940 e início da década de 1950. Embora seja difícil estabelecer uma data exata para o seu surgimento, geralmente se considera que o rock and roll tenha surgido na metade dos anos 1950.

O termo “rock and roll” foi usado pela primeira vez para descrever um estilo de música popularizada pelo DJ Alan Freed, que começou a tocar uma mistura de rhythm and blues, música country, e outros gêneros afro-americanos para um público mais amplo. Esse estilo de música energética e cativante, com batidas fortes e letras sobre amor, rebeldia e diversão, tornou-se extremamente popular entre os jovens da época.

Alguns dos primeiros artistas a incorporar elementos do rock and roll incluem Chuck Berry, Little Richard, Bill Haley & His Comets e Elvis Presley, entre outros. Esses músicos contribuíram para a popularização do gênero, com canções como “Rock Around the Clock” (Bill Haley & His Comets) e “Hound Dog” (Elvis Presley) alcançando sucesso comercial e influenciando gerações futuras de artistas.

Rebordosas surgiu no ano de 2018 e conta apenas com mulheres entre as integrantes (Foto: Bruna Fiamenghi/Divulgação)

Cena ituana

Em Itu, diversas bandas de rock se destacaram ao longo dos anos. Uma das bandas de maior destaque no passado foi “Os Bentos”. Pioneiros do rock na cidade de Itu, Paulo “Bento” Silveira e seu irmão, Nelson, se apaixonaram pelo gênero nos anos 1960, influenciados pelos Beatles. O nome da banda foi inspirado no pai da dupla, que era bastante conhecido por consertar guarda-chuvas e que se chamava Bento.

Outra banda de destaque, considerada a primeira do gênero em Itu, é a “Atrás do Céu”, que surgiu no final dos anos 1970. O grupo ganhou notoriedade no antigo Circuito Musical nos bairros, que levava música para diversas partes da cidade. Com o passar do tempo, outros conjuntos musicais ganharam espaço, principalmente se apresentando em bares e lanchonetes de Itu.

Recentemente, vem crescendo também a participação feminina na cena musical. O “Levante das Minas” tem contribuído para isso. O evento surgiu em 2019  com o objetivo de celebrar o mês das mulheres, reunindo artistas de diversas linguagens e níveis de experiência para promover um espaço criativo e incentivar a produção de arte por mulheres no interior de São Paulo. Uma das bandas femininas de destaque é a Rebordosas, que surgiu em 2018 e desde então vem impulsionando o crescimento da participação da mulher na música ituana.