Dois Pontos – 03-12-16

Da redação e colaboradores

 

O prefeito Tuíze está exercendo os últimos 29 dias de seu mandato. Durante o período em que ocupou o cargo, teve que enfrentar vários obstáculos. O principal deles foi os mais de 12 meses em que faltou água na cidade, trazendo grande sofrimento para a população e prejuízo inestimável para a imagem do município, inclusive no exterior. Se levado em conta, esse fato comprova a luta desse prefeito em, apesar de tudo, ter conseguido realizar algumas obras importantes, não obstante ter sido abandonado pela maioria dos vereadores no momento mais crítico da crise. Todavia, há uma obra que ficará para a posteridade, se bem concluída, para o futuro de Itu: a adutora do Mombaça. Se essa realização é uma esperança de recuperação ituana, outra medida tão ou mais importante para o futuro da população foi o anúncio feito nesta semana pelo prefeito eleito, Guilherme Gazzola, ou seja, a criação da CIS (Companhia Ituana de Saneamento) que, mais do que colocar água nas torneiras do povo, garante que a população ituana volte a ser a real proprietária da água no município. A água é um bem de todos!

 

BLACK FRIDAY: Em meio a um cenário pessimista, os lojistas de Itu comemoraram as vendas da Black Friday, data promocional ocorrida no último dia 25 de novembro. No Centro, no Plaza Shopping Itu e nos supermercados da cidade, o movimento foi intenso. O comentário é que muitos aproveitaram os descontos para já antecipar as compras de Natal.

 

BURACOS: Na edição do dia 19 de novembro, o “Periscópio” publicou nesta seção Dois Pontos um alerta sobre a precária situação do asfalto na Avenida Pedro Guilger Filho. Nesta semana, a Prefeitura tapou os buracos nas proximidades do Condomínio Villagio D’Italia. Na Avenida Vereador Isaías Prieto, no entanto, as crateras formadas no chão permanecem oferecendo riscos aos motoristas.

 

PRAÇA: Os moradores do Jardim Alberto Gomes seguem ansiosos pela abertura da nova Praça Periscópio, fechada para obras de reurbanização desde abril deste ano. A reforma do local foi viabilizada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), no valor de R$ 1.745.941,28. Em setembro, o Executivo comunicou que o trabalho já estava 70% pronto. Será que finalizam tudo ainda em 2016?

 

LAMENTOU: O prefeito eleito Guilherme Gazzola (PTB) usou seu perfil na rede social para lamentar publicamente o voto favorável dos deputados federais ituanos Herculano Passos (PSD) e José Olímpio (DEM) às emendas na lei das 10 medidas contra a corrupção. “Votaram medidas que visam acabar com a Operação Lava Jato”, publicou Gazzola.

 

SEM BARREIRAS: Durante anúncio dos seus últimos secretários, Gazzola declarou que, em seu governo, não haverá barreiras entre as secretarias. Isso porque, em diversos casos, existe uma linha tênue entre elas, como nos casos de Turismo, Cultura e Educação. O prefeito eleito quer que as pastas se comuniquem entre elas.

 

SOLIDARIEDADE: A tragédia envolvendo a queda do avião que levava a equipe da Chapecoense fez muitos torcedores Brasil afora se mobilizarem. Aqui em Itu, há uma corrente de pessoas querendo lotar as arquibancadas do Estádio Novelli Júnior na próxima quarta-feira (7), data em que o time catarinense faria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, da Colômbia.

 

PREOCUPAÇÃO: Moradores do bairro Vilarejo, do município de Cabreúva, estão preocupados com o Parque da Cidade, que será inaugurado no dia 18 deste mês. Isso porque há, próximo ao novo espaço de lazer, uma área manancial com presença de capivaras, alertando a possibilidade da também presença de carrapatos, que podem acarretar em enfermidades.

 

PREVENÇÃO: Antevendo tais problemas, a Prefeitura de Cabreúva já se pronunciou, alegando que o local passou por vistorias e que tudo foi planejado para que a saúde da população não seja prejudicada em nenhum momento.

 

FICOU DE FORA: É bem verdade que ainda faltam alguns diretores serem anunciados pelo prefeito eleito Guilherme Gazzola. Mas um nome foi bastante sentido, inclusive por membros do próprio grupo: o de Edmilson Martins. “Ed”, como é mais conhecido, foi um dos principais coordenadores da campanha de Luciano do Secom e do grupo que elegeu Guilherme. Porém, parece que ficará de fora do próximo governo. A questão agora é saber o que aconteceu…

 

UMA DÚVIDA: Apesar de Guilherme Gazzola ter fechado o primeiro escalão de seu governo, uma importante pasta ainda se encontra indefinida. Trata-se do Ituprev. Nos bastidores, há quem garanta que o atual responsável Luiz Carlos Brenha não continuará no cargo.

 

POSTURA: O presidente da Câmara vem demonstrando a cada sessão que não se abateu com a não reeleição. Marquinhos da Funerária continua com sua postura firme e forte, cumprindo com seus compromissos e obrigações. Muito diferente da atitude de outros vereadores, que já jogaram a toalha…

 

FUXISCÓPIO

O Currupaco é fofoqueiro, mas costuma saber das coisas. Nesta semana ele passou na redação garantindo que o vereador não reeleito Eduardo Ortiz deverá exercer uma função importante na gestão do futuro prefeito Guilherme Gazzola. Disse, inclusive, que os comentários são favoráveis, primeiro porque Ortiz foi eficiente como vereador, e segundo porque é bom de voto. Estão semeando para o futuro…