Dois Pontos – 06-02-16

Da Redação e colaboradores

A grande novidade no Carnaval de Salvador deste ano é uma “volta ao passado”: os trios elétricos sem cordas voltam a ser o destaque principal nos circuitos da festa. Artistas como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown são alguns dos que vão participar da folia “aberta ao público”. Segundo especialistas, a mudança parte de uma iniciativa do poder público e reflete a retomada das ruas pelo folião indisposto a pagar altas quantias para curtir a festa. Guardadas as devidas proporções, o retorno do Carnaval de Itu às ruas e praças do Centro também representa um desejo antigo de muitos ituanos: o resgate da participação efetivamente popular nas festividades do Momo, sem a sensação de distanciamento provocada pelas arquibancadas.

SAMBA NA PRAÇA: Quem deu um show à parte durante o corte do bolo do aniversário de Itu, na última terça-feira (2), na Praça Padre Miguel (Matriz), foi a deputada Rita Passos. Esbanjando elegância, a pré-candidata a prefeita de Itu se uniu ao pessoal do Bloco do “R” e mostrou que tem samba no pé, deixando se contagiar pelo batuque. Aliás, foi uma bonita festa!

CARGOS COMISSIONADOS: E quem esteve na Praça da Matriz acompanhou também o amor que os ex-cargos comissionados da Prefeitura têm pela cidade. Eles estavam em peso no local, participando da festa. Nem parecia que haviam sido demitidos no final do ano passado.

BOLO POR QUILO: O aniversário de Itu foi marcado mais uma vez pelo corte do bolo de metro na Praça da Matriz. A distribuição foi feita através de duas filas formadas no entorno do bolão. Mas enquanto algumas pessoas se aproximavam do bolo com as mãos vazias, outras chegavam com potes plásticos para levar mais bolo pra casa. Quem viu achou um absurdo. Pior ainda foram os funcionários da Prefeitura enchendo os tais potes…

ESPECIAL ITU 406 ANOS: Essas foram as palavras do presidente da Saci, Getúlio Schanoski, na ocasião da entrega da Medalha Domingos Fernandes, neste feriado: “Parabéns ao Jornal Periscópio pela iniciativa de incluir os acadêmicos da Acadil na homenagem a instituições e personagens ligados à cultura local. Não podemos deixar que essa parceria morra”.

DESATENTO: No início da noite da última segunda-feira (1°) aconteceu a cerimônia de acendimento da “Pira”, que todo ano abre os festejos em comemoração ao aniversário da cidade. No evento estavam presentes diversas autoridades civis e também militares. Após ser executado o Hino Nacional e antes mesmo da ‘pira’ ser acesa, seria a vez do Hino da cidade de Itu ser prestigiado. Entretanto, no aparelho de som iniciou-se novamente o Hino Nacional.

CASAS POPULARES: Foi marcante a entrega dos 600 apartamentos dos Alpes I e II, feita pela Prefeitura na última quarta-feira (3). Um dos pontos altos foram os elogios que o ministro Aldo Rebelo fez para o trabalho desenvolvido pelo prefeito Tuíze, que, inclusive, foi muito aplaudido pelos populares. Porém, o que chamou a atenção foi que, dos quatro deputados que Itu tem, apenas Rodrigo Moraes esteve presente.

DOA A QUEM DOER: O Bloco do “R”, tradicionalmente, é uma das melhores atrações do Carnaval ituano. O grupo é pago (?) pelo governo municipal para abrir as festividades desta festa. Mas, com definição ou não sobre a liberação dessa festa popular por aqui, por conta e risco, o Bloco já avisou que fechará as festividades na terça-feira, doa a quem doer!

VOLTA PEDESTRE: Ao contrário do que aconteceu no ano passado, a Volta Pedestre da Cidade de Itu de 2016 será realizada durante o horário de verão. A prova deste ano acontecerá no dia 20 de fevereiro, com início marcado para as 17h50. Em 2015, muitos participantes reclamaram por terem terminado o trajeto no escuro. Ao que tudo indica, os organizadores aprenderam com o erro.

SEM LUZ: Quem passa à noite pela Avenida Eugen Wissmann, no São Luiz, pode se assustar com a escuridão da via. Apesar de possuir vários postes – muitos deles novos, inclusive – a maioria das lâmpadas se encontra queimada. A situação é ruim para os motoristas, mas principalmente para os pedestres, já que há diversos terrenos vazios nos arredores do local.

PÁSCOA VEM AÍ: Mal passou o período natalino e das festividades de Ano Novo e já tem supermercado em Itu vendendo ovos de Páscoa. Ainda não são ovos de grandes marcas, mas sim de fabricação própria. O curioso é que, no mesmo mercado, ainda são encontrados panetones e chocotones, com preços muitos mais em conta do que os praticados no Natal.

PREÇO ALTO: Muitos torcedores do Ituano reclamaram do valor da nova camisa do time, confeccionada pela alemã Adidas. A peça era vendida no último jogo do Galo, na lojinha do Estádio “Dr. Novelli Júnior”, por R$ 229. O preço espantou até os mais fanáticos rubro-negros, que acabaram não adquirindo a camisa.

ORGANIZAÇÃO: Durante os dois finais de semana em que foi realizada a 15ª edição da Festa Italiana, o que pôde ser visto na Praça da Matriz foi uma ótima organização, assim como um considerável reforço na segurança, no que diz respeito à presença da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e de ambulatórios disponíveis.

REELEIÇÃO: Na última semana, o prefeito de Cabreúva Henrique Martin foi reeleito presidente do Conselho Intermunicipal do Ribeirão Piraí, tendo como seu vice o prefeito de Itu, Antonio Tuíze. E já durante a reunião, foram assinados dois ofícios que serão levados por Henrique ao Governo do Estado, solicitando agilidade na transposição do Ribeirão Jundiuvira, assim como na execução da obra da Barragem do Ribeirão Piraí.

LEITOR DE OLHO: Quem passa pela Praça Padre Anchieta, no Centro de Itu, nota que a Igreja do Bom Jesus passa por processos de restauração. Uma leitora do Jardim Alberto Gomes enviou uma foto, publicada em nossa edição do dia 9 de janeiro, alertando sobre rachaduras existentes na fachada do prédio. Aparentemente, graças a essa reclamação tais imperfeições foram devidamente recuperadas.

FUXISCÓPIO:
O assunto que tomou conta da cidade nesta semana foi a intenção de alguns comerciantes ituanos em proibir o Carnaval de Itu no centro da cidade e, até o encerramento desta coluna, a Justiça ainda não havia se decidido. Porém, a matéria mais importante foi a respeito do deputado Herculano Passos para liberar os Cassinos no Brasil. Que ninguém se engane: Herculano não dá ponto sem nó e esse assunto poderá lançar o nome dele em nível nacional. Nos próximos dias, haverá muita polêmica…