Dois Pontos – 14/04/2017

Da redação e colaboradores

 

O saudoso vereador Abílio Savi manteve seu mandato durante décadas em Itu. Não se sabe de nenhum projeto majestoso de autoria dele. No entanto, ele nunca perdeu uma eleição pelos pequenos trabalhos sérios que executava. Um simples buraco na calçada ou um banco de praça quebrado chamavam a atenção de Abílio. A mesma coisa de um terreno cheio de mato ou uma luz queimada de um poste. São pequenas, mas importantes atitudes de um vereador. Este jornal enjoou durante os últimos anos em exigir que a concessionária das Águas e Esgotos do município consertasse o asfalto de qualquer rua, tão logo terminasse algum reparo. Sempre foi inútil. No início desta semana, trabalhadores da CIS (Companhia Ituana de Saneamento) realizaram um grande reparo na Rua dos Andradas, defronte o Becão, e, no dia seguinte, a cratera estava (acreditem!) tapada e asfaltada. Tomara que continue assim.

 

CUIDADO: Nos próximos dias, os motoristas devem redobrar a atenção ao passarem pela Avenida Doutor Ermelindo Maffei e pela Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300). Devido às tradicionais romarias desta época do ano, com destino a Pirapora do Bom Jesus, o movimento de pedestres e cavaleiros torna-se intenso nestas localidades.

 

NEGÓCIOS: Apesar da economia nacional estar longe dos tempos áureos, aos poucos a situação parece dar sinais de melhora em Itu. Prova disso é que, nas últimas semanas, algumas iniciativas de empreendedorismo já estão sendo observadas na cidade. Na próxima segunda-feira (17), por exemplo, um novo restaurante será inaugurado no espaço onde, até o ano passado, funcionava a pizzaria Dona Corina, no estacionamento do Unicenter.

 

ESTUDANTES: Alunos do CEUNSP têm relatado situações de perigo nos arredores do campus de Salto. Segundo relatos, homens desconhecidos estão tentando empurrar estudantes para dentro de carros na hora da entrada do turno acadêmico, causando alarde e medo entre quem transita pela Praça da Concha Acústica.

 

IMPASSE: A população de Indaiatuba vem mostrando indignação, por meio das redes sociais, em relação ao impasse envolvendo a implantação do Centro de Iniciação e Treinamento ao Ciclismo de Pista no Velódromo do município. Segundo divulgação recente, a Prefeitura não possui um convênio assinado com a Secretaria de Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, diferente do que havia sido anunciado no início deste ano.

 

CONTRAMÃO: A movimentada Rua Geraldo Ribeiro, na Vila Leis, continua dando trabalho para quem passa por lá. Especialmente para quem sobe em direção à Avenida Prudente de Moraes, uma vez que alguns motoristas insistem em virar à esquerda, mesmo sendo contramão. A falta de atenção gera trânsito intenso durante todo o dia e até acidente grave.

 

AVISO DADO: Muitas pessoas bem comentaram a respeito do aviso de prevenção de trânsito e utilidade pública feito pela Prefeitura de Itu através da página oficial no Facebook, sobre a manutenção feita na Rua dos Andradas na terça-feira (11). Desse jeito, fica mais fácil se programar antes de sair de casa.

 

PREOCUPAÇÃO: Por meio das redes sociais, os munícipes ituanos demonstraram preocupação em relação a um assalto promovido nesta semana na Lotérica da APAE, na Vila Nova. Pensando no pagamento de contas, populares estão preocupados com a segurança nas agências lotéricas, solicitando reforço na segurança às autoridades.

 

PRESERVAÇÃO: Nesta semana, as Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos de Cabreúva estiveram reunidas com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e a Fundação Florestal para discutir o interesse em desenvolver um Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Cerrado.

 

R$ 2,50: É o preço dos maços de cigarros vendidos irregularmente no Mercado Municipal, atrás da Igreja de Santa Rita. Cigarros contrabandeados, provavelmente. Além disso, ambulantes vendendo tênis, camisetas, bermudas e perfumes falsificados seguem no local sem nenhum problema. Até quando a administração vai permitir tais elementos naquele espaço?

 

SEMELHANTE: Recentemente a Câmara rejeitou um projeto de autoria de Rodrigo Macruz (PTB) que permitia que idosos, mulheres, deficientes e crianças desembarquem fora dos pontos de parada de ônibus após as 22h. Mas o que poucos sabem é que existe uma lei semelhante (1709/2014 de 26 de novembro de 2014), mas que contempla apenas mulheres.

 

SEM CUMPRIR: Porém, a referida lei traz em seu parágrafo único que as empresas do transporte coletivo urbano ficam obrigadas a colocar adesivos dentro dos ônibus que informem sobre a mesma. E isso não vem sendo cumprido. Em tempo: a lei foi promulgada pelo então presidente da Câmara Dr. Bastos e bastaria ser complementada pelo projeto de Macruz.

 

SUMIDO: No último sábado (8) a deputada estadual Rita Passos (PSD) inaugurou seu escritório político na cidade de Salto. Diversas autoridades regionais marcaram presença no evento, inclusive os ex-vereadores de Itu Rick Schmidt, Josimar Ribeiro e Hermes Jabá. A baixa foi Marquinhos da Funerária, que não apareceu para prestigiar o casal Passos, que ele considera seus “padrinhos políticos”. Há quem diga que o ex-presidente da Câmara anda abatido.

 

SEM STATUS: Durante seu pronunciamento no evento, a deputada fez questão de frisar que o objetivo de seu escritório político é se aproximar do povo. “Queremos aproximação não só com políticos, mas com a população. Nós queremos ajudar as cidades! Nós não queremos status, aliás, nós não gostamos de status. Nós gostamos é de trabalhar”, enfatizou a parlamentar.

 

FUXISCÓPIO
O deputado Herculano Júnior está em campanha refazendo as alianças políticas em Itu, principalmente. Nos contatos, ele tem reclamado deste jornal dizendo que está muito “chapa branca”. O momento é de soma e não de divisão, deputado!