Dois Pontos Especial Câmara – 09/03/17

CAIXA: A Caixa Econômica Federal enviou para a Câmara a resposta do requerimento de Normino da Rádio a respeito de instalação de uma agência do banco na região do Pirapitingui. O documento, assinado pelo gerente e pela superintendente regional da instituição bancária, aponta que a cidade já possui três unidades e que a abertura de novas agências segue um cronograma.

 

OUTROS PROJETOS: Também entrou na Câmara a propositura de autoria de Thiago Gonçales que dispõe sobre a instalação de bicicletários na cidade, outra de autoria da mesa diretora que dispõe sobre a concessão do diploma “Aluno Nota Dez” e a “Medalha Monsenhor Camilo Ferrarini” e uma última apresentada por Wilson da Farmácia, que institui o movimento “Cidadania nas Escolas: Mobilização para o Combate à Fome” e o selo “Escola Cidadã: Mobilização para o Combate à Fome”.

 

REQUERIMENTO: O vereador Normino da Rádio apresentou um requerimento solicitando à ANATEL que as operadoras de telefonia móvel apresentem um cronograma de trabalho para sanar os problemas de sinal de celular na região do Pirapitingui e outros bairros. O edil pediu discussão da reivindicação para a próxima sessão.

 

CALÇADÃO: Após fala de Gabriel Dias de Carvalho, o vereador Rodrigo Macruz comentou sobre um tema de certa forma “polêmico”: o calçadão da Rua Floriano Peixoto. O edil congratulou a entidade pela coragem de trabalhar em cima desse tema. “De uma forma ou de outra essa história do calçadão sempre rondou em toda gestão”, declarou.

 

HOMENAGENS: Os vereadores homenagearam as mulheres ituanas por conta do Dia Internacional da Mulher (8 de março). No Facebook, a Câmara Municipal destacou as mulheres que passaram pelas cadeiras da Casa de Leis. Chamou atenção o pequeno número: apenas oito mulheres foram vereadoras em Itu – incluindo a vereadora Maria do Carmo Piunti, única mulher dessa legislatura.

 

VISUALIZAÇÕES: Muito se disse que, com a mudança do horário das sessões para o período noturno, o cidadão passaria, ao menos, a acompanhar os trabalhos legislativos pela internet. Não é bem isso que tem acontecido. O número de visualizações no canal do YouTube na Câmara ainda é baixo, sempre em torno de 200 a 400 por vídeo. E, no plenário, sempre estão as mesmas pessoas de sempre e/ou assessores dos edis.

 

TERRENOS: A vereadora Maria do Carmo Piunti cobrou novamente o empenho da Secretaria de Serviços Urbanos no atendimento das demandas dos edis. Macruz então disse que algumas indicações seriam para limpeza de terrenos particulares. Maria do Carmo então disse que não seria o caso dela, pois nem possui terrenos, e que isso seria uma “desculpa esfarrapada”.

 

ATÉ MIL: Dito Roque reclamou da quantidade de indicações apresentadas nas sessões. O comentário desagradou Thiago Gonçales, que retrucou. “Eu faço quantas indicações quiser. Se eu quiser mil indicações, eu faço. E se eu precisar de auxílio de algum vereador, eu peço para o meu pai, que já foi vereador”, declarou o jovem edil. Thiago também disse que Adauto é única pessoa que confia. Já os vereadores, ele respeita, mas não confia.

 

SEM UNANIMIDADE: O vereador Rodrigo Macruz declarou que, talvez, não haja mais unanimidade na Câmara. “Vai ser o momento da população saber pra que lado vai”, disse. Já Reginaldo Carlota disse que “não tem que ser 13 a 0 porque o prefeito não é rei e ninguém é capacho dele”. Giva ainda apontou que “toda unanimidade é burra”.

 

CADA ENXADADA…: é uma minhoca. Essa foi a frase usada por Macruz para se referir ao que aconteceria se o atual governo “puxar” tudo de errado que aconteceu nos últimos 12 anos na administração municipal. “É que fica-se olhando para frente ao invés de ficar remoendo pra trás, o que eu acho até uma atitude louvável”, disse o vereador.

 

ELOGIOS: No final da sessão, o vereador Wilson da Farmácia não poupou elogios ao diretor de serviços funerários de Itu, Edmilson Martins. Segundo o edil, ele é a pessoa certa no lugar certo. Os elogios foram por conta de um atendimento prestado no último fim de semana por Edmilson, que se mostrou muito solícito ao vereador.