Dois Pontos Especial Câmara – 19/04/17

RETIRADO: O vereador Rodrigo Macruz pediu a retirada de um projeto de resolução de sua autoria que estava na Ordem do Dia desta semana. A propositura alterava um artigo do regimento interno da Casa, “democratizando” o acesso à Tribuna Livre. O projeto deve sofrer alterações para voltar à pauta em breve.

 

APROVADO: Após ser adiado, o projeto de autoria de Thiago Gonçales que inclui a Volta Pedestre “Cidade de Itu” no calendário oficial de eventos foi aprovado. O vereador apresentou algumas emendas a pedido do atual secretário de Esportes, Douglas Boschetti, mudando o dia de realização da prova para o segundo domingo de fevereiro.

 

SUBVENÇÃO: Em regime de urgência, a Câmara aprovou o projeto do Executivo que concede repasses estaduais e federais para as seguintes entidades assistenciais: AMAI, APAE, Centro de Apoio à Infância, Albergue Noturno, Escola de Cegos, Centro Madre Teodora, Asilo da Candelária, CAVI, Vila Vicentina e Casa de Emaus.

 

POLÊMICA: O vereador Reginaldo Carlota leu uma mensagem que teria recebido de um comerciante em que o mesmo diz ter ouvido do prefeito Guilherme Gazzola a seguinte frase: “Não adianta procurar os que estão abaixo de mim, pois vereador não manda em nada”. Em seguida, Givanildo Soares disse que boato tem em todo lugar e que não acredita que o prefeito tenha dito isso.

 

POLÊMICA II: Durante discussão do projeto de subvenção às entidades, Carlota reclamou do valor repassado e disse o seguinte: “Se algum vereador aqui ganhasse R$ 3 mil por mês ia conseguir comer, ia conseguir sobreviver? Eu acho que não”. A frase pegou mal nos bastidores da Câmara e nas redes sociais.

 

POLÊMICA III: E a noite foi de polêmicas de Carlota. O vereador fez duras críticas ao prefeito, chamando o mesmo de “incompetente”. “O vereador Guilherme Gazzola, antes de ser prefeito, ele dizia assim: ‘o prefeito Herculano não sustenta em pé o que ele fala sentado’. E na verdade está errado. O Herculano, pra mim, é 10 vezes mais homem que o Guilherme”, disse.

 

TIO PATINHAS: Givanildo Soares brincou durante a sessão com a fama de “pão-duro” do colega Dito Roque. Segundo ele, o decano da Casa inspirou o ilustrador Carl Barks a criar o famoso Tio Patinhas, da Disney, personagem conhecido pela fama de ser sovina. A brincadeira provocou riso no plenário.

 

HOMENAGEM: Foi aprovado por unanimidade o projeto de autoria de Wilson da Farmácia que concede o título de cidadão ituano ao senhor João Carlos Ramos, conhecido como “Pestana”, que atualmente é presidente do Conseg (Conselho de Segurança de Itu). O autor destacou o currículo do homenageado, reforçando os serviços prestados ao município.

 

HOMENAGEM II: Em primeira discussão, os vereadores aprovaram o projeto de Maria do Carmo Piunti que dá o nome da Professora Jandira Maria Marchi Falcochio à EMEJA do bairro Vila Martins. A autora, José Galvão, Normino da Rádio e Luciano do Secom destacaram o currículo da homenageada, falecida em 2015 após uma grave doença.