Em 27 dias, cidade de Itu soma 38 casos de Dengue

Até o momento, nenhum caso de zika e chikungunya foi confirmado na cidade

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou nesta semana que Itu já contabiliza 38 casos de Dengue. Desse total, 35 casos são autóctones (contraídos dentro do município) e três casos são importados (foram contraídos fora da cidade). Os dados são referentes até quarta-feira (27). A secretaria informou também que nenhum caso de zika e chikungunya foi confirmado na cidade.

Neste final de semana (dias 30 e 31), das 8h às 12h, a Prefeitura de Itu, dando prosseguimento a uma determinação do Ministério da Saúde, realiza mais um arrastão contra a Dengue. Desta vez, a ação será realizada na região norte do centro da cidade.

Sintomas
É importante que a população procure uma unidade de saúde ao apresentar sintomas como febre, coceira, manchas avermelhadas, dores no corpo, na cabeça ou atrás dos olhos. Mulheres gestantes também devem redobrar as medidas de proteção devido ao zika vírus como, por exemplo, uso de repelente especial para gestantes e de blusas e calças compridas, além de manter portas e janelas fechadas ou com telas.

Durante o tratamento de casos positivos dessas doenças, o paciente deve seguir as orientações médicas e realizar os exames indicados independente da melhora do quadro clínico.