Em recuperação, Rafael Zenni projeta 2024

O piloto e seus alunos no Centro de Treinamento. Zenni é nome mais que consagrado nas pistas (Moura Nápoli)

O piloto ituano Rafael Zenni, inúmeras vezes campeão nas pistas, ficou um bom tempo afastado, mas em 2023 resolveu voltar às competições e vinha disputando o Brasileiro de MX3.

Entre uma etapa e outra, o experiente piloto estava também disputando o Arena Cross como forma de ganhar ritmo. E foi exatamente numa etapa do Arena, em Jundiaí, que Zenni sofreu um acidente com fratura, que o afastou novamente das pistas.

Agora, em recuperação, Zenni falou com a reportagem do Periscópio. “Me lesionei na 3ª etapa do Arena Cross, em Jundiaí. Houve uma pane elétrica, a moto travou, eu cai e a perna acabou quebrando”.

Com isso o piloto foi obrigado também a afastar-se temporariamente do Brasileiro de MX3, e agora só pensa em sua recuperação para voltar o quanto antes às pistas. “Acredito que possa voltar a pilotar no final de agosto, mas disputar corridas, agora só mesmo no ano que vem”, constata.  

Rafael Zenni recupera-se de cirurgia e prepara-se para volta às pistas (Moura Nápoli) 

Rafael Zenni agora está na MX3, que é uma categoria para pilotos acima de 30 anos – ele está com 36 – e na próxima temporada quer voltar com tudo não apenas para disputar, mas já pensando em voltar a competir em alto nível.

Enquanto isso, o piloto passa boa parte de seu tempo na pista em que dá aulas para jovens pilotos, na zona rural da cidade. “Está vindo uma leva boa me garotos agora e o meu trabalho é de prepará-los para futuras competições”.

Zenni diz que atualmente o grande nome brasileiro no exterior “é o Enzo Lopes, que está desde pequeno, e é um dos três melhores pilotos dos Estados Unidos na categoria MX2, que é uma das mais fortes”. Ele diz que aqui no Brasil, “a procura dos garotos pelo MotoCross aumentou muito e há grandes possibilidades do surgimento de novos e bons pilotos num futuro próximo”, conclui.

Com um histórico de conquistas, Rafael Zenni é reconhecido e respeitado no meio. “Graças à Deus sou muito bem recebido onde vou”. Resta agora torcer pela breve e total recuperação do piloto, que usará o restante do ano para se preparar e em 2024 voltar com tudo para as competições e novamente para os holofotes, pódios e troféus.

Títulos – Rafael Zenni tem uma carreira altamente vencedora. É decacampeão brasileiro, 15 vezes paulista, campeão latino-americano e acumula os mais diversos resultados positivos ao longo de sua trajetória.

Atualmente dá aulas a jovens pilotos postulantes a uma carreira nas pistas em seu Centro de Treinamento na zona rural da cidade, na região abaixo do Parque do Varvito.