Encontro do Carangas de Itu reúne amantes do Fusca

Evento reuniu amantes do Fusca vindos de grupo paulistano (Foto: André Roedel)

O Carangas de Itu iniciou no último sábado (23), em seu ponto de encontro em frente à Churrascaria Paineiras, um projeto que visa trazer, mensalmente, clubes organizados de colecionadores de carros antigos de outras cidades para uma confraternização. A ação tem como objetivo, além desse intercâmbio, mostrar as belezas da cidade para os visitantes.

O presidente do Carangas, Ruy Zotarelli,e os demais membros do grupo recepcionaram neste primeiro encontro (que serviu como um “piloto”) o Fusca Clube do Brasil, em celebração aos 61 anos da fabricação do veículo no país, comemorado no último dia 20.

Alexandre Lopes de Almeida, atual presidente do clube sediado em São Paulo, explica por que o Fusca é um dos carros mais queridos no país. “Quem é que não tem uma história com o Fusca? Como ele foi um dos primeiros carros a serem produzidos no Brasil, era um carro popular, robusto, um carro que encaixou no perfil do brasileiro”, diz.

Segundo o presidente, seu primeiro carro foi um Fusca, o pai dele teve um também. “A minha história com o Fusca é desde sempre”, afirma. O Fusca Clube do Brasil começou com um grupo de amigos, que possuíam carros da década de 1950. “O grupo começou a crescer e tomar um volume e logo eles compraram uma sede. Nós temos um acervo de Fusca e carros derivados”, declara ele, que está no grupo desde 2007.

O presidente já tinha vindo para Itu outras vezes e gostou do projeto. “Eu acho sensacional”. O evento contou com apoio do Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura, com a presença do diretor Hélio Tomba. Novos eventos estão previstos para serem realizados nos próximos meses.