ENEM 2017: confira dicas e alertas sobre o exame que acontece a partir de amanhã

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 acontecerá a partir de amanhã (05), com o segundo dia sendo realizado no próximo domingo (12). Os portões serão abertos às 12h, fechados às 13h e o início das provas será às 13h30. São 3.708 estudantes de Itu inscritos para a prova, que dá acesso ao ensino superior.

Dos 6.731.203 inscritos no ENEM em todo país, 58,6% são mulheres e 41,4% são homens. Se comparado ao ano passado, houve uma redução no número de inscritos. Em 2016, esse número chegou a 8.627.260.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a redução ocorreu pelo fato de o Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio (quem deseja obter a certificação deve realizar o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – Encceja).

A avaliação é composta por 180 questões, divididas entre as quatro competências exigidas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e também pela redação (texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema, seja política, social ou cultural).

No primeiro domingo, o candidato terá cinco horas e meia para realizar as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa.

Já no dia 12, o candidato terá que resolver as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias no tempo de quatro horas e meia.

 

Redação

Entre todas as provas aplicadas nesta avaliação, a redação é a única em que as notas realmente valem de zero a mil. Por isso, para fazer a redação é importante saber que não cumprir com alguns requisitos, como fugir do tema proposto; não atender a proposta pedida; entregar a Folha de Redação sem nada escrito; usar parte do texto desconectada do tema proposto; escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo; usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação e fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo, pode fazer com que a prova seja zerada.

Outro item que zerava a prova nos exames anteriores era desrespeitar os Direitos Humanos. Porém, a Justiça Federal suspendeu provisoriamente esse item do edital em ação civil pública movida pela Associação Escola Sem Partido que alega que a regra não apresenta critério objetivo e tem caráter de policiamento ideológico.

 

O que pode e não pode

Para a realização do exame, nos dias 05 e 12, é necessário levar documento com foto (serão aceitos passaporte, RG, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado Dispensa de Incorporação, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06, Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe e Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça) e caneta esferográfica preta (aconselhável levar no mínimo duas) em material transparente. Cartão de Confirmação de Inscrição e Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Coordenador de Local (caso precise do documento) são documentos aconselháveis a levar nas datas. Quaisquer outros objetos não são permitidos.

No dia 05, as provas se encerram às 19h, e no dia 12, o término é às 18h. As provas serão realizadas em 1.725 municípios e os locais destas podem ser visualizados no site enem.inep.gov.br.