MARVADO MIOJO!

Em homenagem a minha neta, a doce e carinhosa Marina! (04-11-17)

Aconteceu há poucos dias. A empregada lá de casa ia tirar 15 dias de férias, que ninguém é de ferro. Justamente nesse período, minha mulher lembrou que iria fazer uma viagem à Europa, no mesmo período. Isso significa que eu iria ficar pelo menos 10 dias, sozinho em casa, com todos prós e contras que tal situação oferece. Não precisei lavar, nem passar roupa, nem limpar a casa. De manhã um “tostek” na torradeira, mais um leite com Nescau resolvia o problema da fome. Essa questão, solucionei me lembrando dos tempos de solteiro. Obedeci ao velho cardápio do miojo: segunda-feira, miojo ao alho e óleo; na terça, miojo com molho de tomate; quarta, miojo com brócolis; quinta, miojo com carne moída; sexta, miojo com sardinha; no sábado, não aguentava mais ver miojo na minha frente. Mesmo assim, engoli um miojo com bacon, as duras penas. No domingo, após o café da manhã (sempre o bendito “tostek” na torradeira!) decidi: hoje não vou comer miojo de jeito nenhum. Imaginei várias hipóteses que poderiam me livrar desse tormento. No fim, a melhor das ideias veio à cabeça: vou almoçar na casa da minha nora! Só que ninguém havia me convidado e, nesse ponto, me confesso cheio de pudores. Não sou, definitivamente, um cara oferecido. Então bolei um argumento para ela, de uma forma para obrigá-la a me convidar. Liguei para ela e começou o diálogo:

– Alô, é a Aline?

– Sim, sou eu.

– Aqui é o seu sogro, o Zé.

– Eu já sabia pelo sotaque do Apotrebu.

– Então, você sabe que a Malu viajou e só volta nesta segunda-feira?

– Tudo bem, e daí?

– Acontece, que eu passei a semana inteira comendo miojo e hoje eu gostaria de variar um pouco. Tem alguma sugestão?

Ela então, solícita, foi me indicando vários restaurantes da cidade e eu recusando a todos, insinuando que os preços estão muito altos. Foi então que ela me deu a última sugestão:

– Olha, onde costuma ter uma comida boa, caseira, é ali no Albergue Noturno, da Rua Piray. E dizem que é de graça…

Nesse exato momento por incrível coincidência, a ligação caiu e eu não tive coragem de ligar de novo. Fui pra casa, fiz dois ovos mexidos, com queijo parmesão e misturei no… miojo, evidentemente.

Até que estava bom…