Espaço Acadil: Measure for measure

(Como medires, serás medido)

O provérbio nos remete a assunto muito sério! Sim, como medirmos os outros, seremos também medidos. Entretanto, temos o costume de perceber, primeiro, os defeitos alheios, antes de percebermos os nossos próprios.

Acontece que fofocar é uma das coisas que divertem as pessoas, havendo algumas que têm até um jeitinho especial para isso, sendo requisitadas companhias nos happy hours, visitas, encontros e por aí afora…

Nesses momentos precisamos parar e pensar que, menos mal quando o assunto é leve e apenas engraçado, mas muda de figura quando atinge mais fundo a pessoa e, muitas vezes, até a moral do alvo daquilo que se costuma chamar de brincadeira.

Bem, sendo verdade ou apenas fantasia do bom humor da turma ali reunida, deve-se ter uma reação, naturalmente interna, apreciando não o valor do que se diz, mas sim sua real necessidade, colocando em foco uma pessoa que, necessariamente, se encontra ausente no momento.

E, para não sermos tachados de “pessoas chatas”, talvez não externar essas considerações, guardá-las e avaliar se nosso  tempo de lazer está sendo bem usado, certo? Talvez haja grupo com temas mais interessantes e que também tragam novos conhecimentos.

Quem gosta de filosofar pode até sedar ao luxo de imaginar como se sentiria se fosse o alvo de tais conversas, pois em geral sempre se  considera um dos melhores da turma…

Portanto, cuidado se tenha ao escolher a medida com que pretende julgar as pessoas, lembrando do provérbio inglês e suas consequências: Measure for measure serve para os outros, mas necessariamente é usado também para mim!

O importante, então, é não pretender julgar o outro e respeitar seu modelo de vida, o que constitui um dos principais mandamentos do cristão. Aleluia!

Maria Angela Pimentel Mangeon Elias
Cadeira nº 17 I Patrono Olívia Sebastiana da Silva