Exposição “Sertões” abre novo ateliê em Itu

Marco Gonçalves e Ana Cris Rosa, que coordenam as atividades do Matiz Ateliê Visual, espaço dedicado às artes visuais em Itu (Foto: Divulgação/Matiz Ateliê Visual)

Às vésperas da semana que homenageia Almeida Júnior (1850-1899), Itu ganha uma exposição de artes que tem os sertões, um dos temas consagrado pelo pintor ituano, como referência. A exposição inaugura as atividades de Matiz Ateliê Visual na cidade, reunindo trabalhos de artistas locais e de outras cidades do interior paulista.

“A exposição celebra a diversidade de paisagens e de modos de vida do interior do país. O nome ‘Sertões’ alude à história de Itu, conhecida no século XVII como Boca do Sertão, e do vasto interior do país”, sintetiza Marco Gonçalves, que, ao lado de sua esposa Ana Cris Rosa, coordena o novo espaço dedicado às artes visuais.

Com abertura programada para o próximo sábado (06), a partir das 16h, a mostra coletiva tem os próprios artistas participantes como curadores. “Vamos exibir uma amostra diversificada de linguagens, como fotografia, pintura, aquarela, cianotipia, monotipia e livro de artista, tendo o tema Sertões como referência”, esclarece Marco Gonçalves. Além de autores residentes em Itu, há nomes oriundos de Sorocaba, Piracicaba, Jacareí, Osasco e Peruíbe.    

Matiz Ateliê Visual chegou em Itu há dois anos e meio, em consequência da pandemia de Covid-19. Criado em Sorocaba em 2017, o espaço reúne uma sala para exposições – que abrigará a mostra “Sertões” – e uma loja exclusivamente dedicada às artes visuais e às artes gráficas.

Com curadoria do próprio casal, os trabalhos à venda na loja reúnem diferentes técnicas, da fotografia à gravura, com destaque para o livro de artista. “Livro de artista é algo que poucas pessoas conhecem, mas trata-se de um tipo de produção muito rica, adotada por nomes ilustres da arte brasileira e internacional”, afirma Ana Cris Rosa.

Além de exposições e da loja, o espaço tem em sua agenda a realização de oficinas de artes visuais e de encontros com artistas. “São atividades que objetivam contribuir para a formação de novos artistas e a aproximação do público interessado com o processo criativo de nomes já experientes”, explica Marco Gonçalves. Matiz Ateliê Visual está localizado à Rua Padre Bartolomeu Tadei, 49, entre as ruas Paula Souza e dos Andradas, no centro histórico de Itu.