Falso agente da Vigilância Sanitária tenta aplicar golpes em Itu

No início desta semana, um homem tentou aplicar um golpe em diferentes pessoas na cidade de Itu, tentando se passar por um agente da Vigilância Sanitária. À reportagem do Periscópio, a empresária Aline Torrijo afirma que foi abordada na manhã de segunda-feira (15) pelo indivíduo, via telefone. 

“Ele me ligou pela manhã se identificando como agente da Vigilância Sanitária. Pediu para falar com o responsável do restaurante, citou o nome até porque está a logomarca na minha foto de perfil [no WhatsApp]. Ele disse que precisava confirmar o agendamento de uma vistoria. Falei que podia deixar pra data que ele sugeriu [9 de maio]. Daí ele me pediu para passar o código de confirmação que estava me enviando pelo WhatsApp”, conta a empresária.

Foi então que Aline percebeu que era um golpe para clonar seu WhatsApp, tática que vem sendo cada vez mais comum no ambiente digital. “Bloqueei e denunciei”, explica a empresária, que comentou ainda que, dois minutos depois, uma mulher de um grupo de empreendedoras do qual participa também a abordou. 

“Com o passar do tempo, outras integrantes do grupo também foram abordadas. Não sei dizer se alguma mulher do grupo foi clonada e as tentativas de golpe começaram ou se foi de alguma outra maneira”, comenta Aline. Ainda de acordo com a empreendedora, pelo menos dez outras mulheres teriam sofrido a tentativa de golpe.

No golpe de roubo de conta, alguém entra em contato com você se passando por uma empresa ou órgão governamental e pede o código enviado por SMS sob alegação de que ele seria usado para confirmar um cadastro ou outro tipo de serviço, mas, na verdade, a informação é usada para transferir sua conta para outro celular.

Posicionamento

Após receber denúncias a respeito, a Prefeitura de Itu, ainda na segunda-feira, divulgou uma nota orientando que os munícipes não forneçam dados pessoais, códigos ou digitem números indicados durante a ligação.

A administração reforçou que, em caso de dúvidas, o munícipe pode telefonar para o serviço de Vigilância Sanitária (4886-9096/4886-9092), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Até o início da tarde de terça-feira (16), nenhum boletim de ocorrência havia sido registrado, de acordo com a Polícia Civil de Itu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *