Farmácia Central promete o fim da “peregrinação” de pacientes em Itu

Novo serviço foi inaugurado pela administração municipal na manhã de ontem, na Marginal. “Vamos atender com qualidade”, disse prefeito.

Foi inaugurada na manhã de ontem (13), pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Farmácia Central, que atenderá inicialmente cerca de 38 mil pessoas por mês, provenientes dos Ambulatórios de Especialidades Médicas (AEM), da Unidade Básica de Saúde 08 e outras demandas. Com a centralização da retirada de medicamentos, o governo quer evitar que o munícipe precise ir a mais de um local buscar os remédios.

Além disso, o local conta com farmacêuticos que podem fracionar os medicamentos, evitando assim o desperdício, entregando ao paciente a quantidade exata que será necessária para o tratamento e explicando como utilizá-lo corretamente. O farmacêutico também está apto a fazer a compatibilização do medicamento, trocando um remédio de marca por um genérico com o mesmo sal.

A Farmácia Central também evita que o mesmo medicamento seja retirado mais de uma vez pelo mesmo paciente sem necessidade. “Estamos concentrando de forma inteligente a distribuição de remédios, trabalhando com austeridade e distribuindo com critério. Também vamos atender com qualidade, respeito e conforto por meio de um atendimento modernizado”, comentou o prefeito Guilherme Gazzola (PTB).

De acordo com a Administração Municipal, todos os pacientes estão sendo informados que, no mês de julho, a retirada será em novo endereço. O atendimento já está sendo realizado das 7h às 16h, na Avenida Octaviano Pereira Mendes (Marginal), 663, Centro.

“Vamos evitar a peregrinação dos pacientes para a retirada de medicamentos, melhorar o controle dos estoques e adquirir o que realmente é preciso”, concluiu Janaína Guerino de Camargo, secretária municipal de Saúde.