Fase vermelha do Plano SP começa a valer em toda a região

Estabelecimentos fecham as portas para obedecer fase vermelha. Porém, aglomeração é registrada na fila da Caixa Econômica Federal (Foto: André Roedel)

Começou a vigorar nesta segunda-feira (25) a fase vermelha do Plano SP na região de Sorocaba, que engloba Itu. A etapa mais rígida do projeto de flexibilização da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19 não permite a abertura dos chamados estabelecimentos não-essenciais, como comércios, shoppings, restaurantes, bares e academias.

>>> Gazzola participa de reunião oficial da RMS com secretário estadual

Em Itu houve muita confusão a respeito da reclassificação, feita pelo Governo do Estado na última sexta-feira (22). No entendimento de muitas pessoas, a cidade seguiria a regra definida para as regiões na fase laranja, podendo abrir os estabelecimentos com restrições durante o dia, entrando na fase vermelha entre 20h e 6h e aos finais de semana e feriado.

Apenas na manhã desta segunda-feira a Prefeitura de Itu se manifestou, informando que as cidades têm a obrigação de seguir o plano. “Na tarde de hoje, prefeitos da região estarão reunidos virtualmente com representantes do Governo do Estado para discutir os próximos passos para nossa região”, declarou a administração nas redes sociais.

A fase mais rígida só permite o funcionamento normal em setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Academias de ginástica, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais não podem funcionar. As medidas vão vigorar até o dia 7 de fevereiro. 

A reportagem do Periscópio esteve nas ruas do Centro da cidade e constatou que boa parte do comércio obedeceu a determinação, trabalhando com portas fechadas e atendendo via WhatsApp. Porém, alguns estabelecimentos mantiveram o atendimento normal, principalmente em bairros mais afastados da região central. No período da manhã, fiscais da Prefeitura estiveram na região central para orientar os comerciantes.

Manifestos

Muitos comerciantes e proprietários de bares e restaurantes se organizam para protestar contra as medidas impostas pelo Governo do Estado. Uma carreata foi registrada na tarde desta segunda e um novo manifesto está sendo convocado para a manhã de terça-feira (26), a partir das 10h30, partindo do Extra Hipermercado com destino à Prefeitura.

Em Sorocaba, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) se reuniu no domingo (24) com outros prefeitos da região para tentar uma nova reclassificação de fase junto ao Governo do Estado. Já na manhã desta segunda, após reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Manga anunciou novos leitos de UTI para Covid-19 e espera para esta semana ainda uma evolução para a fase laranja.

Segundo Manga, o Governo não contou os novos leitos instalados na região na última semana (incluindo 10 na Santa Casa de Itu) que seriam suficientes para atender a demanda. Ainda conforme o prefeito sorocabano, o governo estadual pode fazer a reavaliação nesta quarta (27) ou, no mais tardar, na sexta-feira (29).