Festa de Santa Rita ocupará lugar da feira do Mercadão

Mudança foi planejada pelo vereador Rodrigo Macruz em conjunto com o Executivo, e deverá trazer praticidade ao evento

O vereador e festeiro Rodrigo Macruz com o cartaz de divulgação da tradicional festa. Foto – Moura Nápoli

Moura Nápoli

A Festa de Santa Rita, uma das mais tradicionais do calendário religioso de Itu, vai acontecer entre os dias 12 e 22 de maio e terá como diferencial o local em que será realizada a quermesse com barracas de comidas típicas nos dias 20 (sábado) e 21 (domingo). No domingo também acontece a grandiosa procissão, que atrai milhares de ituanos todos os anos.

Tradicionalmente, a quermesse acontece atrás da Igreja de Santa Rita, ocupando a área frontal do Mercado Municipal. Desta vez, entretanto, ocupará o local do estacionamento do Mercadão.

Segundo o vereador e festeiro Rodrigo Macruz (PTB), que pensou na mudança, “é um local bem mais apropriado, já que fica bem mais próximo à Casa de Santa Rita (Rua Santa Cruz), local onde são armazenados os ingredientes que abastecem as barracas”.

Essa mudança desagradou os feirantes, já que no domingo o local abriga a feira livre e, com isso, eles ficariam desalojados e teriam de ser remanejados para outra área. Porém, Macruz informou que, após reuniões entre ele próprio, José Luis Benedetti (presidente da Festa), o poder público e os feirantes, ficou resolvido que no domingo a feira livre acontecerá no corredor lateral e na área defronte ao Mercado Municipal.

Com a mudança do local da Festa de Santa Rita, o evento deverá ganhar em qualidade e praticidade.

“A ideia da mudança foi minha, mas o prefeito Guilherme Gazzola (PTB) abraçou a ideia e há pessoas como os secretários Luis Inácio Carneiro Filho (Segurança), Vinícius Salton (Turismo, Lazer e Eventos) e diretores Ana Paula Quinteiro (Obras), Célia Toledo (Turismo) e Hélio Tomba (Trânsito), que também atuaram visando a mudança”, enfatiza.

O presidente da Festa José Luis Benedetti já foi comunicado, e Macruz – que atua ativamente no evento há 24 anos – diz que a presença popular, com essa mudança de local, poderá até triplicar. E ressalta: “essa festa vai ser histórica”.