Festas Juninas já atraem vendas no comércio

Festa Junina do Padre Bento é muito tradicional e reúne centenas de pessoas anualmente (Foto: Divulgação)

Com a chegada de junho, inevitavelmente as Festas Juninas ganham espaço e isso, evidentemente, atrai o comércio de produtos alusivos à época. Nas lojas, as vitrines já passam a mostrar mais camisas xadrezes e os supermercados destacam os itens típicos das festividades.

Muito embora as cidades interioranas tenham, com o tempo, perdido boa parte da tradição das festas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro, elas ainda são bastante lembradas e festejadas. Com isso, o comércio experimenta um crescimento e aproveita para melhorar o faturamento.

Nos supermercados da cidade, as Festas Juninas também movimentam as vendas. Não tanto quanto Semana Santa, Páscoa e outras, mas tem um bom público que procura produtos mais específicos como pipoca, amendoim, paçoca, derivados de milho, além do vinho, aguardente e outros ingredientes do famoso quentão.

Nas lojas Pão de Açúcar, por exemplo, haverá na segunda quinzena deste mês um Especial Festa Junina, que contará com conteúdos especiais para a data. As lojas da rede também oferecerão promoções em itens sazonais.

A reportagem circulou por diversos supermercados da cidade e a maioria não está dedicando uma atenção especial para as Festas Juninas. Alguns, entretanto, contam com quiosques enfeitados com bandeirolas e produtos promocionais de determinadas marcas. A maioria, porém, segue sua rotina, sem um destaque maior para promoção de vendas alusivas a data.

Quermesse – As igrejas promovem festas e as tradicionais quermesses ganham força, com quadrilhas, fogueiras e as barracas de doces e salgados que marcam a ocasião.

Uma das festas mais concorridas em Itu nesta época é a tradicional Festa Junina do Padre Bento, realizada no entorno da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, na Rua José Balduíno de Amaral Gurgel, na Vila Padre Bento. Este ano a festa, em sua 33ª edição, acontecerá nos dias 03, 04, 10 e 11, das 17h às 22h.

Sempre muito concorrida, é uma festa que movimenta não apenas a comunidade do bairro, mas arrasta a população dos mais diversos locais da cidade e também muitos turistas. A festa apresenta, além das barracas típicas, quadrilha, apresentações musicais e muitas brincadeiras.