FLIC traz reflexão sobre a literatura e arte como instrumento de inclusão

Premiado autor Sergio Vaz é uma das atrações confirmada no evento (Foto: Divulgação)

O início da primavera deste ano em Itu será marcado não apenas pela nova estação. De 22 a 24 de setembro a cidade será um polo de debates, reflexões, apresentações artísticas e lançamento de livros durante a 2ª edição da Feira Literária e Cultural de Itu (FLIC), que debaterá e fará uma reflexão sobre o tema “A literatura e arte como instrumento de inclusão social”. 

O evento, que é gratuito com atrações para todas as faixas etárias, irá ocupar com arte o eixo histórico da cidade berço do Barroco Paulista e profundamente ligada à história brasileira. A FLIC é patrocinada pela Arte & Fato, Colégio Anglo Itu, Fixar Digital, Grafsalto, Hotel do KK e Parla Comunicação – e conta com o apoio da Prefeitura de Itu, Livraria Vamos Ler, Itu Colonial e Abigraf.

A personalidade homenageada será Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de despejo (1960), cuja imagem e simbolismo ilustram a necessidade de discutirmos e ampliarmos a presença da literatura marginal (feita por autores e com temáticas que abrangem locais à margem da sociedade) para meio de inclusão.

Entre as presenças confirmadas estão a escritora e roteirista Ray Tavares (autora da segunda e terceira temporadas da série “De Volta aos 15” da Netflix, e da primeira temporada de “Acampamento de Magia Para Jovens Bruxos” do Globoplay), o escritor roteirista e criador do podcast #Mochila, Caio Tozzi; o premiado autor Sergio Vaz (cofundador do Sarau Cooperifa); Paulo Galo (integrante do Entregadores Antifascistas, movimento que busca o ganho da consciência de classe entre os entregadores e o articulador do Breque dos Apps); a vencedora do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Poesia e Melhor Livro do Ano, a poetisa, atriz e slammer Luiza Romão; o autor de literatura fantástica Gustavo Rosseb, entre outros. Para conhecer mais sobre os participantes e a programação siga o @vempraflic no Instagram.

O Mercadão abrigará a exposição “Raízes” com obras de múltiplos artistas, a livraria “Vamos Ler” e uma feira de livros com mais de 20 autores independentes (presentes na Livraria Flic) e a participação das editoras Mirante, Foxtablet e Acadil. Já do lado externo serão montadas duas tendas nas quais ocorrerão as programações (oficinas, demonstrações artísticas e rodas de conversa). As empresas interessadas em apoiar o evento podem enviar uma mensagem para o WhatsApp (19) 98359.9471 e para propor atividades gratuitas os artistas poderão encaminhar um e-mail para flic.itu@gmail.com.