Fundação Tomorrowland é inaugurada em Itu

O projeto é uma parceria Prefeitura de Itu, Instituto Tecendo Infâncias e Tomorrowland Foundation (Foto: Juca Ferreira / Prefeitura de Itu)

A Tomorrowland Foundation, em parceria com a Prefeitura de Itu e o Instituto Tecendo Infâncias, realizou na última sexta-feira (13), a inauguração de suas instalações no município, com apresentação do projeto que visa estimular a iniciação artística e musical para crianças e adolescentes, entre 4 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Localizado no Centro de Experimentação em Linguagens (Cel), no bairro Jardim Vitória, o projeto proporcionará que crianças tenham acesso às oficinas criativas, através da música, dança e arte.

Durante a apresentação do projeto, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PP), destacou que “a presença da Fundação Tomorrowland em nossa cidade é um presente para todos nós. Ela enriquece nossa cultura, estimula a criatividade e nos conecta uns aos outros de maneira significativa”. “À medida que continuamos explorando as inúmeras oportunidades que essa fundação oferece, podemos esperar um futuro repleto de música, arte e cultura para nossas crianças”, finalizou.

Para realização deste projeto, que conta com a reforma do Cel, implantação de novos espaços de lazer, mais de 40 novos equipamentos musicais, materiais artísticos e a contratação de professores, está sendo destinado mais de R$ 1 milhão, renda revertida através das vendas dos ingressos sociais durante o festival. A Fundação ainda realizou a doação de mais de 20 equipamentos musicais para a Escola Municipal de Iniciação Artística Manolo Santoro, localizada na Casa da Cultura.

Entusiasmado com a instalação da Fundação na cidade, Frédéric de Gezelle, Relações Públicas da Tomorrowland Foundation, contou que deseja expandir o projeto ampliando cada vez mais a integração de crianças e jovens com a cultura e educação: “Nós gostamos muito da cidade de Itu e pretendemos continuar realizando o festival aqui por muito tempo, e assim continuaremos nossa pareceria, oferecendo cada vez mais novas oportunidades, e quem sabe expandir para outros projetos para outros espaços”, finalizou.

Prevista para funcionar efetivamente a partir durante o primeiro semestre de 2024, a Tomorrowland Foundation, organização criada na Bélgica em 2018, entende que a educação é a chave para um futuro melhor e reconhece a expressão criativa como igualmente importante para crianças e jovens, considerados por eles as Pessoas do Amanhã ou “People Of Tomorrow”.

Esta será a terceira unidade, sendo que a primeira foi inaugurada em 2018 na cidade de Shikha, no Nepal, e a mais recente em Calcutá, na Índia, em 2022. Além disso, desde 2019, o projeto também dispõe de unidades móveis que circulam por mais de 30 países ao redor do mundo.