Galinho começa trajetória na Copinha 2023

Uma das grandes revelações do Ituano na Copinha, Bernardo Schappo segue com sucesso no clube (Arquivo)

O ano esportivo de 2023 começa oficialmente na tarde desta quarta-feira (04) para o Ituano Futebol Clube, quando a garotada da Base dá o pontapé inicial da Copa São Paulo de Futebol Júnior, enfrentando o Desportivo Brasil.

O jogo será às 135h, no Estádio Ernesto Rocco. Neste ano o Ituano integra o Grupo 21 ao lado do próprio Desportivo Brasil, CRB de Alagoas e Camboriú de Santa Catarina.

A estreia do Galinho na Copinha data de 1996 e seguiu alternadamente até 2000. A partir de 2014 o clube passou a jogar direto e anualmente na competição, só não atuando em 2021, quando esta não se realizou devido à pandemia de Covid-19.

A melhor atuação do Ituano aconteceu em 2016. A campanha teve: Santos/AP (1×0), Desportiva Ferroviária/ES (3×2), Grêmio/RS (1×2), Ponte Preta (2×1), Grêmio (3×0), Avaí (2×0) e finalmente Corinthians (1×6), quando foi eliminado. Naquele ano o time teve 71% de aproveitamento.

Vários atletas do Ituano que disputaram a Copinha, tiveram boas carreiras no profissional, como Gabriel Baralhas, Gui Mendes, Rodrigo Bassani, Léo Duarte entre outros. As maiores revelações ficam por conta de Gabriel Barros, Bernardo Schappo e a maior de todas até o momento, Gabriel Martinelli.