Galo inicia caminhada rumo à Série B

O atacante Tiago Marques, artilheiro do Ituano é uma das esperanças nesta segunda fase (Miguel Schincariol/Arquivo)

A segunda fase no Campeonato Brasileiro da Série C tem início neste sábado (02) com Botafogo/PB e Ituano, jogo que acontecerá no Estádio Almeidão, em João Pessoa, a partir das 17h. O jogo terá presença do público torcedor, com quatro mil ingressos disponíveis. A partida será transmitida pela Band e DAZN (streaming).

Com ambos os times zerados em termos de cartões, os treinadores Mazola Júnior e Gérson Gusmão poderão contar com a maioria dos atletas, exceto aqueles que estiverem entregues ao Departamento Médico. Da parte do Galo, apenas o zagueiro Lucas Dias será desfalque. Vale lembrar que agora todos os jogos terão VAR (árbitro de vídeo), o que é, teoricamente, uma segurança.

Com nove jogos sem perder na competição, o Ituano chega com moral para a segunda fase e quer manter o bom momento na competição. Com um ataque atuante e uma defesa bem entrosada além do meio campo que vem sendo um dos pontos altos do time, Mazola tem conseguido bons resultados como visitante e trem feito, em casa, a chamada lição de casa com competência.

O treinador prega humildade e respeito, mas sabe que o Ituano tem condições de voltar da Paraíba com um bom resultado, iniciando bem esta fase que dá aos dois primeiros colocados de cada grupo o acesso à Série B de 2022.

O torcedor do Ituano tem uma feliz recordação do confronto com o Botafogo/PB, conhecido por Belo. Em 2003, no último jogo do quadrangular final, em João Pessoa o Ituano empatou em 4×4 e não apenas conseguiu o acesso à Série B como foi o campeão da Série C.

Outro lado

Técnico experiente acumula acessos

Nos meios do futebol há mais de três décadas, quer como atleta, quer como treinador, Gerson Gusmão, 47 anos, busca seu terceiro acesso nas últimas cinco edições do Brasileiro.

 Em 2017, Gerson foi campeão da Série D dirigindo o Operário/PR e no ano seguinte foi campeão na Série C, no comando do mesmo clube paranaense.      

Agora, Gerson Gusmão quer que o Belo (apelido do Botafogo/PB) não apenas consiga o acesso à Série B como também lute para ser o campeão. O treinador entende que nesta temporada o clube venha lutando com problemas financeiros, mas ressalta a união do grupo, para lutar pelas conquistas. m