Gente da Gente: Mané Guardia

Após formar-se em odontologia, Mané mudou para Itu em 1987 (Foto: Arquivo pessoal)

Na coluna “Gente da Gente” desta semana, destacamos a trajetória de Manoel Guardia, mais conhecido como Mané Guardia, um homem que não é ituano de nascimento, mas certamente é ituano de coração.

Nascido há 60 anos, na cidade de Pindorama/SP, mudou-se para Itu em 1987, após graduar-se em odontologia e é funcionário público da Prefeitura de Itu há mais de 30 anos, tendo atuado como diretor e coordenador de Unidades Básicas de Saúde e diretor da Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente exerce a função de coordenador de odontologia do Serviço de Odontologia da municipalidade. Por vários anos, lecionou Prótese Dentária no CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), além de clinicar em seu consultório particular.

Ao Periscópio, Mané fala sobre sua jornada. “Umas das melhores opções que fiz na vida foi vir para Itu após minha formação em odontologia na Unicamp. Fui acolhido por um povo de coração grande”, conta.

“Minha profissão me proporcionou grandes experiências, posso servir e ao mesmo tempo me realizar como pessoa. Itu me acolheu e me adotou como filho, me considerando um cidadão ituano [título recebido em novembro do ano passado]. Constitui família, sou casado com Vivian Medina, tenho uma neta, Catarina, presenteada por Augusto e Fabiana, meu filho e minha nora. Tenho orgulho de viver aqui”, orgulha-se.

Amante do município, Mané destaca que a cada dia descobre novidades “na Itu ‘quatrocentona’, cidade que encanta pelas riquezas culturais e povo acolhedor. Fiz muitos amigos, e não abro mão de uma boa conversa regada a café de padaria. Vibro com o Galo Ituano e sou amante do antigomobilismo. Viver fazendo o que se ama nesta cidade, me faz um homem realizado”. Mané encerra a conversa deixando uma mensagem. “Que no ano 2023 sejamos perseverantes na esperança de uma vida com mais amor, paz e que possamos ter dias melhores”.