German Lorca será homenageado no Interfoto

Nascido em São Paulo, Lorca passou a dedicar-se exclusivamente à fotografia a partir de 1954 (Foto: Henrique Lorca/Divulgação)

German Lorca, um dos maiores nomes da fotografia brasileira, foi o escolhido para ser homenageado no Interfoto 2022, que será promovido em Itu de 27 a 31 de julho, no Espaço Fábrica São Luiz. A homenagem se dará em uma palestra ministrada pelo curador e amigo Rubens Fernandes Júnior. Esta será realizada no Auditório do Espaço e integrará as atividades do dia 30 de julho.

Na oportunidade, será apresentado o histórico de produção de fotografias icônicas de Lorca, suas diferentes formas de produzir desde fotografias autorais até imagens publicitárias, até seus cliques da cidade de São Paulo. Será abordada também sua trajetória no Foto Cine Clube Bandeirante, que passou a integrar no final da década de 40. A participação é gratuita.

Nascido em São Paulo, Lorca passou a dedicar-se exclusivamente à fotografia a partir de 1954, atuando principalmente na área da publicidade. Neste ano, foi o fotógrafo oficial das comemorações dos 400 anos da cidade de São Paulo.

Suas composições discorriam sobre temas cotidianos, tendo como pano de fundo a cidade de São Paulo, sua população e as mudanças de um mesmo cenário no decorrer do tempo. Estas eram criadas predominantemente em preto e branco, utilizando recursos simples como lentes normais, grandes angulares e filmes ASA 100. Em seus 60 anos de carreira foi premiado e teve suas imagens expostas no Brasil e exterior.

Rubens Fernandes Junior é pesquisador, curador de fotografia, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor e diretor da área de Comunicação da FAAP. Têm em seu currículo diversos prêmios: APCA (curadoria) em 1995 (exposição Mário Cravo Neto, MASP) e 2006 (exposição A(S)SIMETRICAS, Geraldo de Barros, Galeria Brito-Cimino) e Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 2014.

Realizou diversas exposições no Brasil e no exterior. Dentre elas estão “German Lorca – Mosaico do Tempo”, no Itaú Cultural (2018); “O que os olhos alcançam”, de Cristiano Mascaro, Sesc Pinheiros (2019); “Jean Manzon”, Galeria Almeida e Dale.

É autor de “Papéis Efêmeros da Fotografia”, editora Tempo D’Imagem (2015); “Fotoformas e Sobras, fotografias de Geraldo de Barros”, editora Cosac Naify (2006); “Labirinto e Identidades – panorama da fotografia no Brasil [1946-98]”, editora Cosac Naify (2003), entre outros.

O Interfoto 2022 foi contemplado no Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo. Conta com apoio da Canson, Canon e Antares Imagens, e algumas parcerias. A programação completa do festival está disponível no site oficial do Interfoto (www.interfoto.com.br).