Governo anuncia fim da fase emergencial e retorno à fase vermelha do Plano SP

O Governo de São Paulo anunciou na sexta-feira (09) o fim da fase emergencial de enfrentamento à pandemia a partir da próxima segunda-feira (12). Com a queda de internações por Covid-19, todas as 645 cidades retornam para a fase vermelha até o dia 18 deste mês. Porém, algumas restrições serão mantidas, como o toque de recolher das 20h às 5h e veto a cerimônias religiosas coletivas.

O Governo anunciou também a retomada das atividades nas escolas de educação básica a partir de segunda e início das aulas presenciais na quarta-feira (14). A retomada ocorrerá de forma gradual e facultativa, com limite máximo de 35% dos alunos por dia em cada unidade e respeito a todos os demais regramentos de segurança sanitária previstos no Plano São Paulo. Em Itu, porém, as aulas seguem suspensas.

Para as escolas da rede estadual, a retomada das aulas ocorre a partir de quarta. Segue válida a recomendação para que as escolas da rede estadual priorizem os alunos mais vulneráveis para as atividades presenciais. O Governo de SP definiu como critérios para formar o grupo de mais vulneráveis os alunos que têm necessidade de se alimentar na escola, os que possuem dificuldades de acesso à tecnologia e aqueles com a saúde mental em risco ou severa defasagem de aprendizagem. A frequência presencial não é obrigatória e o ensino remoto será mantido, com aulas transmitidas diariamente pelo Centro de Mídias. 

Com o retorno à fase vermelha, volta a ser permitida a retirada de produtos pelo consumidor diretamente nos locais de venda, como comércios, restaurantes e outras atividades. Porém, o atendimento presencial e venda no local continuam proibidos em todos os estabelecimentos.

As lojas de construção, que são serviços essenciais, podem voltar a contar com atendimento nas lojas seguindo protocolos sanitários e de segurança. Também estão liberados os campeonatos esportivos profissionais, mas apenas após as 20h.