Paulistão volta e Ituano joga quarta-feira

Ituano voltará à campo para receber o Botafogo, quarta-feira (14), às 22h (Miguel Schincariol/Arquivo)

A Federação Paulista de Futebol informou ontem (09) que o Paulistão 2021 será retomado neste sábado (10), respeitando decisão do Governo do Estado de São Paulo. O reinício do campeonato acontece após uma série de reuniões com o Ministério Público. Pela manhã de sexta-feira, o governador João Doria (PSDB) já havia confirmado que o Governo acataria os novos protocolos elaborados pelo MP e FPF.

Foram definidos ajustes no protocolo de saúde para o retorno da competição neste momento em que a pandemia passa por um período mais grave. Desta maneira, para a retomada, a FPF e os clubes deverão seguir o protocolo já estabelecido para o início da competição, somando a ele os novos itens definidos com o Ministério Público.

 Entre os ajustes está a realização das partidas durante a fase emergencial e vermelha (a atual) em ambiente controlado, evitando-se contato com o meio externo. Todos aqueles que estiverem no ambiente controlado deverão ser submetidos regularmente aos testes de RT-PCR, devendo ser respeitado um intervalo máximo de três dias entre os testes.

Entre os diversos ajustes também está a redução ao máximo no número de colaboradores durante as partidas e incremento na fiscalização de ambientes dos clubes. Os atletas deverão permanecer em quartos individualizados e haverá testagem de antígeno antes de cada partida para as delegações. Os jogos acontecerão, neste momento, somente após às 20h, no intuito de manter os torcedores em suas residências.

 Os atletas, comissões técnicas e equipe de arbitragem deverão adentrar o campo utilizando máscaras, permanecendo com o equipamento durante a execução do hino nacional, podendo descartá-lo para início do aquecimento. Os capitães e a equipe de arbitragem designada deverão utilizar a máscara até a conclusão do sorteio de bola/campo. O uso de máscara também será obrigatório a todos aqueles que estiverem no banco de reservas, ao longo de toda a partida –inclusive o treinador, nos momentos em que estiver sentado no banco.

 A FPF e os clubes se comprometem a realizar campanhas de mídia, no intuito de promover a conscientização da população em relação às medidas de prevenção à Covid. A Federação acionará, antes de cada partida, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e as Guardas Civis, a fim de impedir aglomerações, especialmente nos entornos dos estádios.

A Federação Paulista divulgou ainda no final da tarde de sexta-feira (09) os próximos jogos do Paulistão e o Ituano irá enfrentar o Botafogo, mas o jogo será apenas na próxima quarta-feira (14). A partida irá acontecer às 22h.