Herculano sugere emenda de R$ 150 milhões para Barragem do Piraí

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional começou a analisar nesta semana as emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual 2017. Foram apresentadas 7.858 emendas de deputados, senadores, bancadas estaduais e comissões. Entre elas, está uma emenda de R$ 150 milhões, indicada pelo deputado federal Herculano Passos (PSD-SP).

O recurso é para a construção da Barragem do Ribeirão Piraí, que beneficiará cerca de 600 mil pessoas, dos municípios paulistas de Itu, Salto, Cabreúva e Indaiatuba. “O empreendimento já está com o projeto executivo e licenciamento ambiental concluídos e a execução de desapropriações em andamento. Parte dos recursos, que vem do PAC, já está garantida, mas a outra parte terá que ser feita por repasse direto do Orçamento da União ou por parceria público privada, e queremos garantir verba para isso”, explicou Herculano.

A obra
A barragem deverá ter 386 metros de comprimento e 15 metros de altura. O espelho d’água terá 1,3 km² e área total a ser desapropriada será de 2,5 km², estendendo-se entre Salto e Itu. O volume de reservação da represa será de nove bilhões de litros de água e a vazão será regularizada em 1,33 m³ por segundo.