Indaiatuba lidera convênio para ações integradas entre guardas da região

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Indaiatuba

O prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar (PMDB) recebeu na última quarta-feira (17) representantes de Campinas, Elias Fausto, Itupeva, Monte Mor e Salto para a assinatura do Termo de Convênio para Ações Integradas entre as Guardas dessas cidades. Estiveram presentes diversas autoridades das cidades citadas.

O projeto foi encabeçado pela Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba e a proposta dessa iniciativa é a cooperação entre os municípios com vista ao desenvolvimento de ações preventivas integradas, conforme a Lei Federal nº 13.022/14, que é o Estatuto Geral das Guardas Municipais, com a finalidade de possibilitar a realização de prevenção primária da violência e a proteção em áreas limítrofes.

O convênio visa a troca de informações entre as Guardas, o compartilhamento de dados, operações integradas e policiamento nas divisas de interesse comum. Quando ocorrer ações e patrulhamentos nas divisas, as Centrais de Despacho devem avisar sobre o local do patrulhamento preventivo ou ocorrência.

“Esse projeto de segurança envolve seis cidades somando o efetivo, serão 1.300 guardas envolvidos em ações conjuntas. Chegamos ao entendimento de unir forças para fazer um patrulhamento melhor e diminuir também o tráfico de drogas na região. Esse convênio é importante e vai servir de exemplo ao Estado e ao Brasil. Vamos unir forças para o combate da criminalidade, trazer mais segurança para nossa região. Isso é um diferencial e um marco”, enfatiza Nilson Gaspar.

“Esse é um dia histórico para nossa região. Independentemente da região administrativa, temos que nos unir por temas e fizemos esse convênio para melhorar o atendimento à população. Em Salto somente o ano passado tivemos mais de 100 flagrantes de drogas. Esperamos com esse convênio diminuir os números”, disse o prefeito de Salto, Geraldo Garcia.