Instituto Kobra recebe boas-vindas a Itu

Kobra falou de seus objetivos com o instituto e o sonho em fazer uma grande galeria a céu aberto como em Miami (Foto: André Roedel)

Autoridades, imprensa e demais convidados foram recepcionados na noite da última quinta-feira (11) no Novotel Itu Golf & Resort para o coquetel de boas-vindas do Instituto Kobra a Itu. O próprio Eduardo Kobra, muralista mundialmente renomado, esteve presente juntamente com a sua família.

O evento, que contou ainda com a presença do prefeito Guilherme Gazzola (PL) e secretários municipais, marcou o início das atividades da entidade de Kobra na cidade. O instituto nasceu em 2020 e acredita na arte como instrumento de transformação social de crianças, adolescentes, jovens e mesmo adultos.

Kobra nasceu em 1975, na zona sul de São Paulo. Da mesma maneira como a arte mudou sua vida, ele acredita que a cultura e a educação podem ser ferramentas de transformação social para muitos brasileiros, especialmente os jovens.

Em Itu, o Instituto Kobra irá ocupar mil metros quadrados de área coberta ao lado da Estação do Trem Republicano. Também há uma grande área verde, de aproximadamente três mil metros quadrados, no entorno. A concessão permitida pela Prefeitura será de 20 anos.

No projeto estão previstas a construção de uma sede e outras maneiras de promover a cultura, como palestras, oficinas e a realização de pinturas públicas. Além do próprio Eduardo Kobra, a entidade irá viabilizar a presença de outros muralistas e grafiteiros, brasileiros e estrangeiros, que, por meio de intercâmbios culturais, irão levar sua arte, seu conhecimento e suas histórias de vida aos brasileiros.

Kobra hoje é um dos maiores muralistas do mundo. Suas obras estão expostas em grandes metrópoles, como Nova York e São Paulo. Mas, durante a pandemia, ele escolheu Itu como lar. “Eu posso dizer com toda clareza que sou um apaixonado pela cidade”, diz Kobra.

E aqui em Itu ele já tem uma obra pintada: um mural na Fabrika do Skate, maior pista indoor de skate da América Latina. Agora, com o instituto, os laços estarão ainda mais atados. O prefeito Gazzola celebrou. Acredita que, com Kobra na cidade, os olhares do mundo se voltam a Itu – que, pode, inclusive, “se gabar” de tal conquista.

Kobra disse que, percorrendo a cidade, já sente o carinho do povo ituano e espera concretizar o sonho de ver o instituto funcionando. “Aqui em Itu o sonho é grande, quero fazer algo a nível internacional”, disse o muralista.

O objetivo é fazer algo semelhante como foi feito no Wynwood Wall, em Miami (EUA), onde vários muros foram levantados e artistas do mundo todo pintaram obras. Uma verdadeira galeria a céu aberto. Para que isso venha a ser realizado, Kobra avisa: precisa de apoiadores.

Enquanto o Instituto Kobra ainda se instala de vez na cidade, o muralista agradece a receptividade dos ituanos. E a cidade espera que, com a chegada do novo – e ilustre – morador, novas oportunidades sejam criadas.