Itu é uma das cidades mais bem preparadas para receber o 5G no Brasil

Com o 5G, os usuários poderão ter um aumento na velocidade das transmissões (Foto: Domínio público)

A cidade de Itu é uma das mais bem preparadas em todo o Brasil para receber a tecnologia 5G. O município aparece em 9º lugar no Ranking Cidades Amigas do 5G, divulgado nesta quarta-feira (13) pela Conexis Brasil Digital durante o Painel Telebrasil Summit 2023, realizado em Brasília. Americana/SP foi a vencedora e Porto Alegre/RS foi a capital mais bem colocada, na 8ª colocação do ranking.

O prêmio reconhece as ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade. O levantamento, contratado pela Conexis, foi realizado pela consultoria Teleco e avaliou 201 municípios brasileiros, todos com mais de 150 mil habitantes.

Das cidades mais bem classificadas no ranking, observa-se normativos municipais que contemplam as diretrizes da legislação federal (Lei Federal 13.116/2015 e Decreto Federal 10.480/2020). Dentre os pontos observados nas primeiras colocadas, estão: autorização para instalação em até 60 dias; centralização e simplificação de procedimentos administrativos; processos e documentação claramente definida; e cobrança de taxas condizentes ao valor efetivamente necessário para execução do licenciamento municipal.

No final de 2021, a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Planejamento, teve projeto aprovado na Câmara dos Vereadores para garantir que a legislação municipal esteja em concordância com as orientações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o 5G, colocando a cidade em um grupo seleto de municípios preparados para a tecnologia.

Já em janeiro deste ano, Itu foi uma das 78 cidades brasileiras de médio porte (até 500 mil habitantes) autorizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a fornecer a tecnologia 5G, na faixa 3,5 GHz.

Com o 5G, os usuários poderão ter um aumento na velocidade das transmissões, a maior capacidade das antenas, onde os downloads ocorreram em questão de segundos. O prazo da instalação efetiva desta tecnologia depende da operadora que implantará o serviço. Em um pouco mais de 1 ano de operação no Brasil, o 5G já chegou a mais de 12,7 milhões de acessos e mais de 170 cidades atendidas.