Itu recebe posição de destaque no Índice de Gestão de Resíduos do Estado de SP

A implantação do CTR (Central de Tratamento de Resíduos) está entre as realizações da Prefeitura que favorecem o bom índice alcançado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

A cidade de Itu recebeu a nota 8,98 no Índice de Gestão de Resíduos (IGR) do ano de 2022, ficando entre as 10 melhores do Estado de São Paulo e acima de diversas cidades da região, como Sorocaba (6,20), Indaiatuba (8,15) e Salto (8,54).

O IGR foi desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo para avaliar anualmente a gestão dos resíduos sólidos nos municípios paulistas e fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas estaduais. 

Este índice possibilita que os municípios participantes tenham uma ferramenta de análise e acompanhamento da gestão de resíduos sólidos municipal e também deverá ser considerado no cálculo do ICMS Ambiental. As etapas da gestão e gerenciamento municipal de resíduos sólidos são divididas em 10 Eixos Temáticos, que compõem a nota final do município. Alguns dos Eixos Temáticos são: Instrumentos de Gestão de Resíduos Sólidos, Coleta Regular e Limpeza Urbana e Reciclagem, Tratamento e Recuperação. 

O IGR dos municípios é calculado considerando o valor do Índice de Qualidade de Gestão de Resíduos Sólidos (IQG), do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) e do Índice de Qualidade de Estações de Transbordo (IQT).