Itu: sob o conceito de amor à Pátria, desfile da Independência é realizado

O que é Pátria para você? Durante o desfile cívico de 7 de Setembro, realizado na manhã da última quinta-feira, a reportagem do Jornal “Periscópio” entrevistou autoridades civis e militares, bem como jovens e demais membros da sociedade, para saber qual o significo desta palavra para os mesmos.

Para o prefeito Guilherme Gazzola (PTB), Pátria simboliza a estrutura de uma sociedade. “É o arcabouço legal de tudo. É onde se constrói, onde se tem cidadania, Estado. Sem Pátria, não se tem Estado; se não tem Estado, não se tem organização; sem organização, não se tem cultura e é assim que a gente sonha com um Brasil melhor”.

Já para o comandante do 2º GACL – Regimento Deodoro (Quartel de Itu), Ten. Cel. Erb Lyra Leal, Pátria é união. “Significa conjugação do país, da terra em que nascemos com esse povo maravilhoso que a compõe. E nosso Exército Brasileiro é formado justamente por isso, por esse somatório, essa sinergia”. Viver nutrindo bons sentimentos pelo país é o que acredita significar Pátria para a cidadã Roseane Cristina Pereira Brito, de 30 anos. “É viver encantada, apaixonada pela terra em que se nasce e vive. É gostar de tudo o que ela tem”, disse.

O conceito de Pátria para Joel Torres Nunes, de 33 anos, é o de não deixar de admirá-la, independente da situação. “Significa tudo. Tem pessoas que não acreditam em nosso país, que não gostam dele, mas temos que amar, que defendê-lo”.

O estudante Júlio de Moura Batista, de 16 anos, também opina. “É a nossa cultura, é a nação que temos que defender. Não somos nós que a escolhemos, mas temos que demonstrar carinho. Temos de ser nacionalistas”, aponta.

Para o também estudante Rafael da Silva Jesuíno, 16, Pátria é amar a sua terra. “É manter a honra no país que a gente vive. Mostrar para os outros países que amamos o lugar em que vivemos. Estamos aqui não somente por estar, mas para fazer alguma coisa a mais. É defender a sua origem”.

 

Desfile

Após a solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional na Praça Duque de Caxias, foi realizado o desfile cívico na Avenida Dr. Octaviano Pereira Mendes (Marginal), que contou com a participação da APAE de Itu, Grupo da Melhor Idade, Grupo de Escoteiros Desbravadores e Utu-Guaçu, membros de escolas da rede municipal, Colégio Anglo, Escola Estadual “Regente Feijó”, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, membros da Paróquia de São Luiz Gonzaga, representantes da Igreja Assembleia de Deus, Exército, carros antigos, o grupo dos Muladeiros de Itu, e os jipeiros, encerrando o ato, prestigiado por milhares de pessoas. (Daniel Nápoli)