Itu tem queda nos índices de criminalidade no início de 2022

Criação do GGI (Gabinete de Gestão Integrada) de Segurança é um dos fatores para a diminuição da criminalidade em Itu, segundo o secretário Hércules Domingues (Foto: Arquivo/Prefeitura de Itu)

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a cidade de Itu registrou queda nos principais índices de criminalidade registrados de janeiro a maio de 2022, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Os dados da secretaria estadual apontam que houve uma redução de 12,5% no número de furtos de carro, 25% no número de estupros, 3,28 % de lesão corporal dolosa e 6,5% a menos de mortes violentas intencionais. Roubos foi a taxa que apresentou o pior índice, com um aumento de 12,32%.

Segundo o Tenente-Coronel PM Emerson Luciano de Almeida Drague, os índices servem de suporte para a estratégia de policiamento no município. “De acordo com esses índices criminais e levando-se em conta a densidade criminal é realizado um cálculo crime/população, chegamos a uma porcentagem que determina uma região ser mais necessitada de apoio no policiamento que outra”, explica.

O Secretário Municipal de Segurança de Itu, Hércules Ferrari Domingues, acredita que o combate ao crime se tornou mais forte com a implementação da Muralha Eletrônica, sistema de monitoramento inteligente de todas as entradas e saída da cidade para identificar suspeitos e veículos irregulares, e do GGI – Gabinete de Gestão Integrada, grupo que reúne as forças de segurança pública do município.

“Em Itu, estamos registrando quedas constantes na criminalidade, cada vez mais significativas. Isso já vem acontecendo desde 2017 e, de uma maneira mais efetiva, a partir de 2019, que foi quando implantamos a Muralha Eletrônica e criamos o GGI (Gabinete de Gestão Integrada) de Segurança, que integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil, em reuniões para discutir estratégias de combate ao crime”, acredita o secretário.

Segundo Domingues, a Secretaria de Estado de Segurança Pública tem revelado reduções, por meios de dados estatísticos, em praticamente todas as modalidades criminais na cidade de Itu. “Tivemos menores índices de furtos, estupros e tentativas de homicídio ao longo dos últimos anos. Esse cenário é fruto de um trabalho de Inteligência, que reúne o uso da tecnologia com a atuação dos recursos pessoais da GCM, PM e Polícia Civil”, afirma. Para o secretário, os índices em baixa desestimulam aqueles que estão predispostos a infringir a lei.

Opinião compartilhada pela delegada titular no município, Marcia Pereira Cruz. “O controle da criminalidade em Itu é feito essencialmente com a união das forças de segurança: Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Juntos fazemos a análise dos dados obtidos e discutimos as soluções de segurança”, afirma Márcia.

Segundo ela, no caso da Polícia Civil é realizando os trabalhos pertinentes à polícia judiciária e investigações. “Além de realizarmos em conjunto operações específicas visando o combate aos crimes que afligem a população”, aponta a delegada, que completa afirmando que Itu vem sendo exemplo para as cidades da região, com o forte combate ao crime, novas implementações e criação de gabinetes especializados, assim obtendo um avanço na proteção da população.

Edição: Felipe Sinhá Texto e Reportagens: Rafael Florentin / Rafaela Maciel / Sandro Rodrigues