Jumanji: Bem-Vindo à Selva

Por André Roedel

Um novo clássico. Posso estar exagerando um pouco, mas foi essa a sensação que tive de Jumanji: Bem-Vindo à Selva logo após sair da sala de cinema. O filme é extremamente divertido e consegue reverenciar o original da década de 1990. De quebra, entrega boa aventura e um elenco pra lá de carismático em uma ótima produção para o período de férias.

E por que eu acho que esse Jumanji é um “clássico moderno”? Porque tem todos os elementos que o tornam irresistível para quem o assiste. Sabe aqueles filmes que você, mesmo depois de ter visto umas 500 vezes, sempre para e dá uma conferida quando está passando na “Sessão da Tarde”? Então, assim é essa produção muito bem dirigida por Jake Kasdan.

O filme pega os principais elementos do longa-metragem original e os atualiza, por assim dizer. O jogo de tabuleiro se torna um cartucho de videogame, mas a aventura pela misteriosa terra de Jumanji continua semelhante. E a fita acaba caindo nas mãos de um grupo de quatro adolescentes repleto de estereótipos: o nerd frágil (Alex Wolff), o jovem atleta e meio estúpido (Ser’Darius Blain), a garota deslocada (Morgan Turner) e a garota bonita e popular (Madison Iseman).

Só que eles acabam se tornando os personagens que escolhem no jogo. No caso, um intrépido herói musculoso (Dwayne Johnson), um especialista em zoologia baixinho e nada atlético (Kevin Hart), uma bela e selvagem lutadora (Karen Gillan) e um professor gordinho (Jack Black) – só que respectivamente. Tendo que lidar com as drásticas mudanças corporais e a complicada tarefa de agir em equipe para conseguir avançar de fase no jogo, os quatro protagonizam momentos incrivelmente divertidos.

O roteiro é acertado e não menospreza o telespectador, mesmo não apresentando muitas camadas. Até porque este novo Jumanji é uma aventura/comédia despretensiosa, e não esconde isso. Do começo ao fim mostra que a intenção é causar riso no espectador, conseguindo isso de maneira primorosa ao meu ver. E, para quem curte boa ação, tem cenas de tirar o fôlego. Só não ganha nota máxima pelo final um tanto apressado e não ter explorado mais os personagens adolescentes.

Um daqueles filmes bem família, Jumanji: Bem-Vindo à Selva prova que hoje não tem para ninguém: “The Rock” é o grande nome do cinema atual. Seja na ação ou na comédia, o ex-lutador do WWE é o grande “chamador de público” de Hollywood nos últimos tempos. Prova é que este novo filme que estrela já arrecadou mais de 350 milhões de dólares no mundo todo – e deve fazer mais. Em resumo, o novo Jumanji é uma produção divertida como há tempos não se via e com uma ponta de nostalgia e sensação de quero mais. Que venha a sequência!

 

Nota:

 

 

.