Juvenil, Pelé jogou uma partida amistosa em Itu

Pelé também teve ligação com Itu, com tia e prima-irmã morando na cidade (Divulgação)

A conceituada revista Campo&Cidade, dirigida pelo não menos conceituado jornalista João José Tucano da Silva, em publicação na edição 39, datada de outubro/novembro de 2005, traz matéria que garante uma passagem de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, por Itu, quando teria participado de um jogo amistoso vestindo a camisa do Noroeste de Bauru e jogado contra a Associação Atlética Sorocabana.

Segundo a publicação, a partida teria acontecido em 15 de julho de 1956. Pelé tinha 16 anos e estava sendo testado pelo clube bauruense. Naquele tempo, Pelé atuava pela equipe juvenil do Bauru Atlético Clube, o B.A.C., e o time juvenil era conhecido como “Baquinho”. O jogo teria sido realizado no Estádio Novelli Júnior.

A revista Campo&Cidade, sempre buscando fatos históricos e pautada em documentos que comprovam suas publicações, garante também que Amélia Nascimento, irmã de Dondinho (João Ramos do Nascimento, pai de Pelé) e mãe de Júlia Maria Nascimento Manoel (que seria, portanto, prima-irmã do jogador), morou na Rua Santa Cruz, na região central de Itu.

A publicação diz que a passagem do então garoto naquele 15 de julho de 1956 foi registrada em uma filmagem em 16mm por Aldomir de Souza Lima, o Dodô, já falecido e que tal filme pertence atualmente ao ex-jogador Alberto Di Pieri, que mora na cidade de Itapetininga/SP. A filmagem tem duração de 5 minutos e meio, em preto-e-branco, e nela o jovem pode ser visto atuando. O amistoso foi vencido pela Associação Atlética Sorocabana por 2×0.

O ex-prefeito Lázaro José Piunti é outro que faz referência ao assunto, e também garante que Pelé esteve realmente em Itu. Piunti atesta que realmente houve o amistoso em que o Marechal de Ferro venceu o Noroeste por 2×0 e que o time bauruense teria entrado no segundo tempo do jogo, substituindo Alberto Di Pieri.

Segundo o ex-prefeito, apaixonado por esporte, pelo futebol e especificamente pelo Ituano, “Pelé reforçou o Norusca naquele jogo. Ele pertencia ao B.A.C.”. Piunti vai além: Foi sugerido [Pelé] vir para testes aqui, mas um alto dirigente do Rubro-Negro teria dito que o Ituano não era laboratório de testes”.

Piunti destacou que seu depoimento foi dado ao Jornal Taperá, de Salto. Ele lembrou que o jogo em questão foi o “Jogo das Faixas”, quando o Clube Atlético Ituano acabara de conquistar o bicampeonato paulista da Terceira Divisão em 1955.

Só um fato que não bate nas informações da Campo&Cidade com o depoimento de Piunti é que a revista cita que o Noroeste teria enfrentado a Associação Atlética Sorocabana, enquanto o ex-prefeito diz que o jogo teria sido diante do Clube Atlético Ituano.