Kia Stonic leva Prêmio Mobilidade Limpa
O Kia Stonic foi eleito o melhor Mild Hybrid Electric Vehicle até R$ 500 mil da 1ª edição do Prêmio Mobilidade Limpa, organizado pela Agência Autoinforme, cuja votação ocorreu por meio de jornalistas, ambientalistas e engenheiros automotivos, baseado em dados técnicos disponibilizados pelas próprias montadoras.
A banca de jurados foi constituída pelos jornalistas Benê Gomes (colunista do UOL Carros), Cacá Clauset (da TSO), George Guimarães (Autoindústria), Leandro Alves (Autodata), Marcos Rozen (Use Elétrico), Pedro Kutney (Autodata), os ambientalistas Dal Marcondes e Mário Mantovani, e os engenheiros automotivos Gustavo Noronha e Ricardo Takahira, ambos da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.
Primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, o Kia Stonic foi lançado em novembro de 2021, junto com a nova logomarca, no mercado brasileiro. Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.
Smartstream é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.