Kobra recebe Boninho, Cafu e outros famosos, políticos e empresários em abertura de ateliê

Kobra recebeu famosos, como Ana Furtado e Boninho, em evento na parte da manhã (Foto: Divulgação)

O artista plástico Eduardo Kobra celebrou, neste sábado (24), a abertura de seu ateliê ao público, no FAMA Museu, em Itu. O evento contou com dois momentos especiais: no período da manhã, cerca de 270 convidados prestigiaram o muralista e, na parte da tarde, aproximadamente 1,2 mil pessoas estiveram no espaço para apreciar as obras expostas.

Artistas e empresários como Ana Furtado, Boninho, Cafu, Henrique Fogaça, Caito Maia, Tarsilinha do Amaral e Speto estiveram no local. Além deles, Marilia Marton, secretária da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo, Guilherme Gazzola (PP), prefeito de Itu, Mario Antonio Turnaturi, cônsul honorário da República de San Marino em São Paulo, e um representante do Consulado dos Estados Unidos marcaram presença no encontro. 

A partir da próxima semana, o ambiente estará aberto para visitação de quarta a domingo, das 11h às 17h, de acordo com a agenda de funcionamento da instituição. “É uma grande conquista e realização ampliar o acesso das pessoas à arte. Esse era um sonho antigo e um propósito de vida. Nesse espaço, o público poderá conhecer um pouco mais do meu ambiente de trabalho e acompanhar o desenvolvimento de obras que, inclusive, devem ir para outros países na sequência”, explica Kobra.  

A secretária Marilia Marton fez um agradecimento ao muralista. “O Kobra é um artista internacional, com um renome internacional, e escolheu ficar no estado em que ele nasceu, no país em que nasceu, não na cidade em que nasceu, mas aqui no nosso interior, numa cidade muito importante da nossa história. Claro, a gente está dentro de um espaço de arte, então ele está conectado a esse espaço, encontra refúgio para poder desenvolver a sua arte e valoriza cada vez mais o estado de São Paulo e toda a cultura do estado. Acho que isso é a primeira coisa que a gente precisa agradecer ao artista, por ter optado ficar no nosso país e no nosso estado”, comenta.

O projeto para adaptação do local teve a colaboração e consultoria de Ricardo Samelli e da Buenavista. O ateliê oferece parte do acervo de Kobra, além de apresentar equipamentos e materiais utilizados pelo artista na construção de suas obras. No local, também será possível observar a produção de painéis e telas que dão origem a murais a serem pintados em diferentes pontos do mundo. Atualmente, o artista assina obras em mais de 40 países, em cinco continentes.