Lar Santo Inácio celebra 80 anos de história

Crianças promovem diversas atividades no espaço que completou 80 anos de existência (Foto: Daniel Nápoli)

Fundado em 16 de setembro de 1943, o Lar Santo Inácio, localizado na Rua Paula Souza, no Centro de Itu, celebrou, no dia 16 de setembro, 80 anos de existência. A entidade é presidida por José Alves Ferreira, o Zezinho, que há anos colabora com o lar. O espaço foi fundado pelos padres jesuítas que ocupavam a Igreja do Bom Jesus no início do século passado. O padroeiro escolhido foi Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

Atualmente, o Lar Santo Inácio é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, com objetivos voltados à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social, que oferta serviços de fortalecimento de vínculos para crianças de três a seis anos e seus familiares.

Esses serviços são ofertados no período da manhã e da tarde. “Funcionamos em um contraturno. As crianças vão à escola de manhã, vêm pra cá à tarde e as crianças que vão à escola à tarde, vêm pra cá pela manhã”, explica a assistente social Cláudia Bogoni.

Missão

A missão do Lar Santo Inácio é oferecer socialização para crianças carentes. Esse amparo conta com o trabalho da atual gestora Sirlei Freitas, da assistente social Cláudia Bogoni e da psicóloga Tainá Guerra Rosa, que integram uma equipe formada por dez funcionários, além de voluntários esporádicos.

Da esq. p/ dir.: Tainá Guerra Rosa (psicóloga), Priscila da Costa Moraes (auxiliar de coordenação) e Cláudia Bogoni (assistente social) (Foto: Daniel Nápoli)

A psicóloga Tainá Guerra Rosa explica que a triagem feita para que a criança passe a integrar o Lar leva em conta diversos fatores. “É identificar como é a vivência dessa criança, o convívio familiar, o grupo em que ela vive, as formas de se expressar. Nossa proposta é proporcionar o fortalecimento de vínculos”.

Com estrutura atual para atender até 60 crianças de 3 a 6 anos de idade, o Lar Santo Inácio proporciona aos assistidos aulas de taekwondo, artes e balé. O Lar Santo Inácio continua sendo uma entidade religiosa, tendo o Padre Francisco Rossi como diretor espiritual, mas não há uma interferência administrativa direta da Igreja Católica.

A entidade também recebe recursos advindos do Fundo da Criança e do Adolescente. Para colaborar com a missão do Lar Santo Inácio, você pode fazer doações mensais diretamente na secretaria da entidade (Rua Paula Souza, 564, Centro) ou pelos telefones (11) 4023-1181 e (11) 99855-0016.

Aulas de taekwondo são algumas das atividades proporcionadas às crianças (Foto: Daniel Nápoli)

Você também pode doar qualquer valor através do Pix: CNPJ 50.234.624/0001-41. Além disso, o Lar Santo Inácio recebe recursos através do programa Nota Fiscal Paulista e também solicita apoio de empresas para que estas destinem parte do imposto de renda devido para a manutenção da causa social.

“Precisamos de parcerias, estagiários e voluntários. A gente conta com a sociedade civil para ajudar, Precisamos também de doações de roupas e acessórios para a realização dos bazares”, comenta Cláudia Bogoni. A psicóloga Tainá Guerra Rosa reforça a importância do trabalho desenvolvido pelo Lar. “As crianças crescem, vão para outros lugares e virão outras crianças. É um trabalho para o futuro, para que a criança consiga mudar a realidade dela”.