Livro de artista é tema de nova exposição em Itu

Marco Gonçalves, curador da exposição “Páginas nômades”, que abre nesta sexta-feira, no Matiz Ateliê Visual (Foto: Matiz Ateliê Visual/Divulgação)

A partir dos anos 1960, vários artistas importantes, no Brasil e no mundo, usaram o objeto livro para criar obras que pouco ou nada tinham a ver com seu uso convencional – ou seja, um objeto composto de capas e um miolo contendo páginas com textos e imagens. Dobras e costuras inusitadas, páginas ou capas recortadas, objetos introduzidos no interior do miolo, livros de vidro ou de outros materiais – a lista de transformações promovidas por esses artistas é extensa.

Tratava-se de um momento de renovação na ideia de arte, em que a pintura e a escultura tinham sua hegemonia questionada. Brasileiros como Lygia Clark, Julio Plaza, Waltércio Caldas, Nuno Ramos, Rosângela Rennó, entre muitos outros, produziram livros de artista.  

“Grande parte desses artistas era partidária das ideias do artista franco-americano Marcel Duchamp, que defendia uma arte mais experimental, sem compromisso com atributos como beleza e harmonia, por exemplo. Era também uma arte mais intelectual e politizada. Livro de artista é um conceito que surge dentro desse momento de renovação”, esclarece o curador da exposição, Marco Gonçalves, que é também coordenador de atividades de Matiz Ateliê Visual, um espaço dedicado às artes visuais aberto em maio em Itu.

A exposição reúne trabalhos de sete artistas paulistas: Raquel Fayad, Guilherme Kramer e Ana Cris Rosa, os três residentes em Itu; Lídice Salgot e Maíra Carvalho, de Piracicaba; Cris Marcucci, de Campinas, e Reynaldo Candia, de São Paulo, capital. “Parte dos trabalhos têm uma relação mais óbvia com o objeto livro, enquanto, em outros, essa relação é bem menos evidente. Mas existe”, explica Marco Gonçalves.

Segundo o curador, essa é possivelmente a primeira exposição dedicada especialmente ao livro de artista na cidade de Itu. “É uma boa oportunidade para as pessoas tomarem contato com um tipo de arte que nasceu e se desenvolveu à margem daquela arte mais conhecida e que, por isso mesmo, é muito rica e interessante”.

A exposição “Páginas nômades” abre nesta sexta-feira (11), a partir das 19h, no Matiz Ateliê Visual, que fica localizado na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 49, entre as ruas Paula Souza e dos Andradas, no centro histórico de Itu. A entrada é franca.