Oficina “Recriando Azulejos” acontece no Museu da Energia de Itu

O Museu da Energia de Itu promove a oficina “Recriando Azulejos” no dia sábado (12), às 15h, para o público a partir de 7 anos de idade. O setor educativo do polo vai orientar os participantes sobre como observar e criar peças decorativas inspiradas em azulejos a partir de materiais de artesanato, como stencils, tintas e MDF.

Os azulejos são elementos arquitetônicos com importância histórica e artística, surgiram no Oriente, foram levados para Portugal no século 16 e utilizados em fachadas de imóveis, técnica trazida também para o Brasil, embora não seja mais comum nas arquiteturas atuais.

O Museu da Energia de Itu é um patrimônio arquitetônico tombado que se destaca por sua fachada de azulejos portugueses. A oficina comemora o Dia do Patrimônio Cultural, que homenageia, desde 1998, o historiador e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A data é uma oportunidade para debater os patrimônios materiais e imateriais como recursos preciosos no processo educativo. As inscrições para o evento devem ser feitas aqui.

O Museu da Energia de Itu fica localizado na Rua Paula Souza, 669, Centro. WhatsApp: (11) 94805-4429. E-mail: itu@museudaenergia.org.br. Inscrições pelo link: https://bit.ly/3qnhr3P.