Mariana D’Andrea bate recorde mundial

A paratleta ituana conquistou ouro em disputa eletrizante (Alessandra Cabral/CPB/Divulgação)

A paratleta ituana Mariana D’Andrea, 25 anos, não para de conquistar medalhas e bater recordes. Agora, representando o Brasil em Dubai, nos Emirados Árabes, Mariana quebrou dois recordes mundiais e o recorde das Américas na categoria até 79kg, em disputa do Mundial de Halterofilismo. Ela levantou 151kg e conquistou a medalha de ouro.

A disputa eletrizante no último final de semana ficou entre a ituana e a nigeriana Bose Omolayo, que até então liderava o ranking. Foram três etapas na disputa. Na primeira a nigeriana levantou 140kg e Mariana 141kg; na segunda, a nigeriana levantou 145kg e a ituana 146kg. Finalmente na última etapa (terceira tentativa), Bose levantou 150kg e Mariana, 151jg, registrando novo recorde mundial e garantindo o primeiro ouro para o Brasil na competição.

Emoção para Mariana D’Andrea e seu treinador Valdecir Lopes e orgulho para o Brasil e principalmente para os ituanos. Ficando com o ouro, Mariana subiu ao lugar mais alto do pódio, que teve Bose na segunda colocação e em terceiro, medalha de bronze, outra brasileira: a mineira Caroline Fernandes, que ergueu 116kg.