Mariana D’Andrea é prata na etapa da Copa do Mundo de Dubai

A ituana Mariana D’Andrea está praticamente confirmada nos Jogos Paralímpicos de Paris (Foto: Marcello Zambrana/CPB)

A campeã paralímpica e mundial Mariana D’Andrea, paratleta ituana, obteve a medalha de prata da categoria até 79kg na etapa de Dubai da Copa do Mundo de halterofilismo na terça-feira (05), nos Emirados Árabes Unidos.

Com o resultado, o Brasil encerra as disputas individuais em Dubai com uma medalha de ouro, quatro de prata e uma de bronze. No quadro geral de medalhas, o país continua na terceira colocação, atrás da China (13 ouros, uma prata e três bronzes) e do Irã (três ouros e três pratas).

Mariana travou um duelo acirrado com a chinesa Han Miaiyu, que terminou com o ouro. Em sua primeira tentativa, a brasileira ergueu 141kg contra 140kg da chinesa. Terminou a segunda rodada com vantagem novamente, 146kg a 145kg. No terceiro movimento, porém, Mariana não conseguiu validar 152kg, enquanto a adversária ergueu 151kg e ficou com o primeiro lugar.

A marca da chinesa iguala o recorde Mundial da prova, que é de Mariana desde agosto de 2023. A ituana obteve a maior marca da história no ano passado, no Mundial da modalidade, também disputado em Dubai, que praticamente a credenciou para os Jogos Paralímpicos de Paris.