Missa é celebrada em intenção pelos 107 anos de falecimento de Padre Bento

Na última terça-feira (06) foi celebrada uma Missa na Igreja Senhor do Horto e São Lázaro em intenção pelos 107 anos de falecimento do Servo de Deus Padre Bento Dias Pacheco.

Padre Gabriel Vital, pároco da paróquia afirma que a data é um dia marcante para a história do povo ituano e de grande júbilo para a Igreja. “O Padre Bento Dias Pacheco deixou um legado muito importante para a cidade, dedicando sua vida para cuidar dos leprosos. Ele é um exemplo de caridade”, conta.

Desde 2003, a Cúria Diocesana de Jundiaí instalou o Tribunal Eclesiástico Diocesano para a Causa de Beatificação e Canonização de Pe. Bento Dias Pacheco, cujo processo ainda tramita na Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano.

Vida de Bento

Bento Dias Pacheco nasceu na Fazenda da Ponte, situada na comarca de Itu, em 1819. Bento optou pelo sacerdócio, ordenando-se padre em 1840.  Em 1869, padre Bento decidiu se dedicar integralmente aos portadores do mal de Hansen, operando uma transformação profunda em sua vida. Vendeu todos os seus bens e distribuiu o dinheiro obtido aos pobres da região.

Por 42 anos padre Bento dedicou-se a cuidar dos doentes dia e noite, amparando-os material e espiritualmente, sem que desenvolvesse a doença. O trabalho incessante de Padre Bento em prol desses necessitados perdurou, sem interrupções, até o seu falecimento, em 6 de março de 1911, na mesma chácara em que morou por quarenta e dois anos. Hoje, seu túmulo encontra-se no interior da igreja matriz da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, no bairro que leva seu nome.