Moção de repúdio à Viação Itu feita por Wilson da Farmácia é barrada

Por 7 votos a 3, a Câmara Municipal votou contra uma moção de repúdio à Viação Itu proposta por Wilson da Farmácia na sessão desta semana. Luciano do Secom, Giva, Henrique de Paula, José Galvão, Dito Roque, Thiago Gonçales e Sergio Castanheira foram contrários. Apenas Normino da Rádio, Macruz e o próprio autor foram favoráveis. O presidente Mané da Saúde não vota e Maria do Carmo Piunti e Carlota não estavam presentes.

Wilson justificou que o repúdio foi feito após uma cliente, na última quinta-feira (12), se machucar em decorrência de um motorista da linha 51 – Portal do Éden passar com tudo por uma lombada. “Que motorista é esse que não vê as lombadas? Fica muito difícil confiar num condutor dessa maneira”, disse o autor, informando que o profissional não respeitou os idosos presentes no ônibus.

O vereador ainda criticou as condições dos veículos da empresa de ônibus, que é alvo de constantes reclamações por parte dos usuários. Logo em seguida, edis contrários à moção fizeram uso da palavra. “Eu acredito que a moção teria que ser feita para o motorista”, justificou Thiago Gonçales. “Neste caso acredito que a empresa não tem responsabilidade para uma moção de repúdio”, prosseguiu o vice-presidente.

Dito Roque disse concordar com muito do que Wilson falou, mas que é necessário apurar o que aconteceu. “Vamos supor: se o motorista frear e o ônibus não segurou, aí é falha da empresa. Aí concordo. Mas pelo que dá a entender, foi uma falha humana”, comentou. Galvão disse que respeita a opinião do colega, mas seu voto foi por coerência.

“Nós não podemos pegar um fato isolado e começar a distribuir voto de repúdio, porque ele tem um peso”, relatou. Henrique de Paula concordou. “Nós não podemos responsabilizar uma empresa inteira por um fato isolado de um motorista”, disse. Já Macruz se manifestou a favor da moção. Ele disse que casos semelhantes são recorrentes, parabenizando Wilson pela moção e pela coragem.

Por fim, Normino também defendeu o repúdio proposto por Wilson, dizendo que não os vereadores não podem se calar diante de algumas situações. “Quero deixar registrado meu respeito aos funcionários e representantes dessa empresa, mas ela responde, sim, pelo seu quadro de funcionários”, afirmou o edil.