Monin anuncia fábrica em Itu, a sua primeira no Brasil

Autoridades e empresários da Monin estiveram presentes na solenidade (Foto: Moura Nápoli)

A Monin, fabricante de soluções aromáticas para bartenders, mixologistas, chefs e baristas, anunciou que irá construir sua primeira fábrica na América Latina. A nova instalação será erguida em Itu, em um terreno próprio de 132.000m². O lançamento da pedra fundamental da empresa aconteceu nesta terça-feira (30) e contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Guilherme Gazzola (PL).

Na oportunidade, o prefeito falou ao Periscópio de sua satisfação por mais essa conquista. “Muito emblemática. A Monin vem para o Brasil, escolhe a cidade de Itu, com uma planta de altíssima qualificação e estará gerando mais de 500 empregos diretos e é o símbolo da reindustrialização de Itu, esse novo momento que a cidade passa, que é o caminho ao futuro com respeito ao meio ambiente, com visão tecnológica e é uma nova Itu que começa a aparecer”. Gazzola concluiu afirmando que “Itu volta ao mapa do desenvolvimento de São Paulo e do Brasil”.

Com investimentos estimados em R$350 milhões, o projeto promete gerar mais de 200 empregos diretos e cerca de 300 indiretos de operação industrial numa primeira etapa, além de 450 a 500 empregos diretos de obras das edificações industriais e administrativas.

Com uma infraestrutura moderna que abrangerá 32.000m² de edificações, a fábrica priorizará o uso de materiais da região, além de adotar medidas para o consumo equilibrado de água e energia. A Monin também irá preservar uma área de aproximadamente 30.000m² como reserva ambiental.

Segundo Alexandre Boyer, diretor geral da empresa no Brasil, a escolha de Itu para receber a primeira unidade de negócio da Monin foi estratégica. “A cidade tem uma excelente infraestrutura, acessos rodoviários, está próxima da capital e principal centro financeiro, além de aeroportos e portos, recursos naturais, importantes fornecedores de matérias primas e os principais mercados consumidores do país. Aliado a tudo isso o fato de ser uma cidade acolhedora que proporciona qualidade de vida a seus colaboradores e parceiros”, pontuou o executivo.

O lançamento oficial da pedra fundamental contou com a presença de Olivier Monin, 3ª geração da família e hoje dono da empresa. As obras têm início em junho de 2023, e a unidade está prevista para iniciar suas operações no terceiro trimestre de 2024. 

O projeto da fábrica também oferece versatilidade de produção e reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade ao adotar práticas modernas de construção e preservação ambiental. O local também terá uma área de convivência, com o objetivo de desenvolver e capacitar a comunidade local. Essa área contará com uma célula educacional e um espaço dedicado a hortas, pomares e estudos na área.

Sobre a Monin

Fundada em 1912 em Bourges, na França, de propriedade familiar a três gerações, a MONIN é a principal fornecedora de soluções aromáticas para a criação de bebidas artesanais e criações culinárias. Com sete fábricas em três continentes e disponibilidade de produtos em mais de 155 países, a MONIN é reconhecida como fornecedora líder global de soluções de aromáticas. 

16 comentários em “Monin anuncia fábrica em Itu, a sua primeira no Brasil

  • 30/05/2023 em 22:16
    Permalink

    Será que vai ficar mais barato? 60 reais uma garrafa não dá né. Cana de açúcar temos de monte. Não seria melhor baixar o preço e vender muito mais? Hoje eu procuro alternativas na Internet.

    • 01/06/2023 em 06:56
      Permalink

      Conheço o produto, trabalho em mercado na área das bebidas sei que o monin é a melhor escolha pra quem gosta de inovar nas suas bebidas ele da tanto pra por em bebidas alcoólicas quando em bebidas sem álcool, adoro o produto sei que é excelente

      • 05/06/2023 em 13:51
        Permalink

        Ótima notícia! Espero que melhorem a entrada do nosso bairro aqui! Pois temos que andar 8km pra fazer o retorno, pois deixaram nosso retorno 500 metros antes da entrada do bairro! Agora com essa empresa espero que coloquem uma rua de acesso pra nós. E que melhorem também ao redor da empresa. Esperamos progresso.

    • 01/06/2023 em 18:05
      Permalink

      Toda empresa é bem vinda no País.
      BOA SORTE, QUE DEUS ABENÇOE A VOSSA EMPRESA. SUCESSO, SEMPRE.or

    • 01/06/2023 em 18:09
      Permalink

      Toda empresa é bem vinda no País.
      BOA SORTE, QUE DEUS ABENÇOE A VOSSA EMPRESA. SUCESSO, SEMPRE.

  • 31/05/2023 em 10:02
    Permalink

    Bom dia todos so falta dar um curso qualificado para as industria que precisa pessoa qualificada para o trabalho porque itu tem muita gente desempregada gratuito que receba o certificado prefeito gazola tomara que não faz igual o curso de açougue que te hoje muito não recebeu o diploma veio tudo erado

  • 31/05/2023 em 11:34
    Permalink

    Ainda bem que estão vindo pra Itu, talvez agora tenha algum desenvolvimento na região.
    O município de Itu de frente ao aeroporto e uma vergonha as estradas estão um lixo.
    Lugar sem visão pública nenhuma.
    Não tem estrada
    Não tem segurança.
    Só tem sujeira e mato.

    • 31/05/2023 em 21:18
      Permalink

      A Monin foi informada que em Itu falta muita água?

    • 01/06/2023 em 03:17
      Permalink

      Se os ituenses tiverem o mesmo conhecimento da língua portuguesa que a eliz, tá justificado o índice de desemprego.

  • 31/05/2023 em 14:57
    Permalink

    Que sejam um sucesso. ❤️

    • 01/06/2023 em 11:07
      Permalink

      O prefeito Gazzola acha que faz muito pela cidade. Revogue essa aberração que é a taxa de lixo injusta aos cidadãos Ituanos. Arrume a estrada rural Alberto Rodrigues- bairro Bela vista. Talvez se a empresa Francesa soubesse o relaxo que é a nossa cidade, certamente não viria para cá…

    • 01/06/2023 em 18:14
      Permalink

      TODA EMPRESA É BEM VINDA NO BRASIL. BOA SORTE, QUE DEUS ABENÇOE VOSSA VINDA, E SUCESSO PARA TODOS.

  • 31/05/2023 em 20:34
    Permalink

    Maravilha,vai ficar mais barato tomara,adoro essa bebida

  • 01/06/2023 em 07:03
    Permalink

    Graças a Deus mais um empreendimento nesse pais, sem sobra de dúvidas trará uma enorme diferença na renda per capita da população.. Muito feliz com essa notícia… Me chamem para ajudar a fazer parte desse empreendimento… Sou empreendedor no ramo da const. Civil

  • 01/06/2023 em 13:45
    Permalink

    Nois morre de véio e não vê essa cidade evoluir
    Tomará que agora mude alguma coisa.

  • 01/06/2023 em 15:29
    Permalink

    Será que vao aumentar a linha de xaropes? Em todo lugar que vou são os mesmo 5 ou 7 sabores. Da primeira vez que vi, era um stand com uns 30 sabores, nunca mais vi alguns…

Os comentários estão desativados.