Morador reclama de esgoto a céu aberto em Itu

Buracos, mato e entulho na avenida, além do esgoto correndo ladeira abaixo (Arquivo Pessoal) 

Moradores da Avenida Bom Retiro, no Bairro Progresso, estão insatisfeitos com o que chamam de “descaso” por parte da Prefeitura com a manutenção da referida via.

Segundo Daniel Rodrigo Fazolin, 34 anos, representante comercial, “o problema principal é a tubulação de esgoto que é antiga. Toda semana ligamos para a CIS (Companhia Ituana de Saneamento), pois o esgoto corre rua abaixo até cair em um riacho que corta a região”. 

O morador ressalta que o problema é antigo “e há anos pedimos melhorias, mas nem sempre somos atendidos”. Fazolin destaca que “já recebemos alguns vereadores, alguns pré-candidatos, mas nada é feito por nós”, desabafa. 

A reportagem manteve contato com a Prefeitura, que não se pronunciou com relação ao fato de a rua não ser pavimentada. Já quanto ao esgoto, a CIS, por intermédio de sua assessoria de imprensa, informou que “realiza a manutenção preventiva e periódica da rede de esgoto na cidade, assim como atende casos emergenciais e pontuais – como na Avenida Bom Retiro”.

A CIS afirma ainda que “já fizemos a troca de parte da rede coletora do endereço e a troca completa será efetuada em breve, após captação de recursos”. A autarquia reforça, lamentavelmente, que os problemas de esgoto ocorrem com mais frequência em dias chuvosos, indicando a presença de ligações clandestinas da rede pluvial em nossa rede de esgoto. Todos os imóveis de Itu devem possuir saídas distintas para a água de chuva e para o esgoto. A galeria pluvial é projetada para escoar a chuva. A rede de esgoto, não.

“Pedimos também a colaboração de todos para o descarte correto de materiais. A rede de esgoto não é lixeira. Em trabalhos realizados na Avenida Bom Retiro, sempre encontramos materiais grosseiros que deveriam estar no lixo”, ressalta a autarquia.